A Polícia Federal prendeu ontem em São Paulo um dos alvos da Operação Sol Nascente que foi deflagrada no dia 18 de novembro e cujo objetivo era desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, roubos e lavagem de dinheiro. Jhonatan Ricarte se identificava como empresário e estava no show Garota Vip, realizado no Vale do Anhangabaú.
Segundo a PF, J. R. P. é um traficante de drogas ligado a um dos principais líderes da quadrilha. A investigação apurou que o investigado transacionou imóvel com recursos sabidamente ilícitos e também utilizou sua conta bancária para movimentar valores do tráfico de drogas. Em suas redes sociais, há registros de uma vida de alto padrão (carros importados, lanchas, aviões, etc.), sem, em tese, possuir renda para arcar com os custos de sua rotina.
A Operação Sol Nascente cumpriu 38 mandados no dia 18 de novembro e as ordens foram expedidas pelo Juízo da Vara de Entorpecentes de Campina Grande, nos estados de Paraíba, Amazonas, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Foram 23 mandados de prisão, 30 de busca e apreensão e também foi decretado o bloqueio de mais de 170 contas.
Em relação ao tráfico de drogas, foi possível identificar ao menos três grupos que atuavam no fornecimento de grandes quantidades de maconha (skunk), ecstasy e cocaína para outros traficantes de drogas, principalmente localizados no Estado da Paraíba.
No decorrer das apurações, a Polícia Federal descobriu que mais de R$ 500 milhões foi movimentado no período investigado e que parte destes valores estavam sendo lavados através da utilização de empresas com atuação em vários ramos. As contas bancárias utilizadas no esquema e o patrimônio identificados foram bloqueados por determinação judicial.
Os investigados respondem pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas somadas ultrapassam 20 anos de reclusão.
A presente operação foi batizada de Sol Nascente em virtude de a principal praça de venda de drogas ser João Pessoa.