Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TCE quer republicação do edital do concurso para promotor

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Tribunal de Contas da Paraíba recomendou, por unanimidade, na sessão plenária de hoje, que a Procuradoria Geral da Justiça republique o Edital do 23º Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público, a fim de sanar impropriedades relacionadas, entre outras, ao período de inscrição dos candidatos e à divulgação de data, local e hora das provas.

Relator do processo 8.499/09, que trata da questão, o conselheiro José Mariz acatou parecer da Auditoria do TCE no sentido de que as inscrições ao concurso de Promotor de Justiça tenham o prazo ampliado de 15 (como estabelece o Edital) para 30 dias, a fim de que seja atendida a Resolução 14/2006 do Conselho Nacional do Ministério Público.

Também considerou que, ao invés das 72 horas prescritas no mesmo Edital, as informações sobre data, hora e local dos exames tenham antecedência mínima de sete dias, de modo a que não ocorram prejuízos para candidatos oriundos de outros Estados.

Pelo Edital que o TCE quer ver modificado – “sob pena do julgamento irregular do concurso público e da aplicação de outras penalidades cabíveis” – as inscrições, abertas em 27 de julho, estariam encerradas no próximo dia 10.

A elasticidade desse prazo, recomenda a Corte, abre “a oportunidade para que os candidatos já inscritos possam reaver o valor pago a título de taxa de inscrição, se optarem por não mais se submeter ao certame, diante das modificações do edital”.

Também foi este o entendimento do Ministério Público Especial com atuação junto à Corte de Contas. Em seu parecer, a Auditoria do TCE insistiu na previsão da possibilidade de dispensa da taxa de inscrição para candidatos que não disponham de condições financeiras para com ela arcar.

Manifestou-se, ainda, contra a exigência do fornecimento de, pelo menos, três atestados de recomendação para ingresso na carreira, com clara identificação de cada subscritor, “ante a irrazoabilidade do requisito”.

Julgamento – Na mesma sessão plenária, o TCE emitiu parecer favorável à aprovação das contas de 2006 apresentadas pela prefeita de Bananeiras Marta Eleanora Aragão Ramalho, processo de que foi relator o auditor substituto de conselheiro Marcos Antonio da Costa.

Também foram aprovadas as contas das Câmaras Municipais de Fagundes (exercício de 2007) e Monteiro (2008), a primeira sob relatoria do conselheiro José Mariz e, a segunda, do conselheiro Arnóbio Viana.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais

Chuvas, RS

Com 80% do estado afetado pelas chuvas, RS tem fuga em massa de Porto Alegre em busca de água

Poste, queda

Postes caem na Rua da República e trânsito é bloqueado

Policiais 2

Concurso da PM: homens e mulheres terão igual redução de tempo em prova