Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Tavinho é escolhido presidente do ‘Parlamento Metropolitano’

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Por unanimidade, os presidentes de câmaras municipais reunidos na tarde de hoje na Capital paraibana escolheram o vereador pessoense Tavinho Santos (PTB) para ser o primeiro presidente do Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa (Parlacrem-JP), a ser instalado no próximo dia 5 de junho. O ‘Parlamento Metropolitano’ será composto de uma Comissão Executiva, com oito membros titulares, e um Conselho Fiscal, com três integrantes.

Tavinho, além de presidente municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na Capital e líder na Câmara pessoense do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), é o idealizador do Parlacrem-JP.

A Comissão Executiva terá um mandato de dois anos, sendo proibida a reeleição dos seus membros para o mesmo cargo. Ela será incumbida dos trabalhos deliberativos e dos serviços administrativos do Colégio de Comissões e do Colegiado Pleno. Ela terá a seguinte composição: presidente (que deverá ser ocupada por Tavinho Santos), primeiro-vice-presidente, segundo-vice-presidente, secretário-geral, primeiro-secretário, segundo-secretário, primeiro-tesoureiro e segundo-tesoureiro. Já o Conselho Fiscal será constituído por três membros e seus respectivos suplentes, eleitos pelo Colegiado Pleno.

Essa estrutura foi definida no início da tarde desta quarta-feira pelos vereadores representantes dos 12 municípios que integram a Região Metropolitana de João Pessoa. Além de dezenas de vereadores, o encontro contou com a presença de oito presidentes de Câmaras: Durval Ferreira (PP), de João Pessoa; José Marcos Frazão (PSB), de Mamanguape; Ednaldo Santana (PR) – Ednaldo do É Delícia –, de Santa Rita; Mizael Martinho (DEM) – Fofinho –, de Bayeux; Rivaldo Júnior (PR), de Cruz do Espírito Santo; Manoel Braga (DEM) – Manoel do Posto –, de Alhandra; José Muniz (PSDC), do Conde; e Wellington França (PDT) – Leto –, de Cabedelo.

Outros três presidentes – das câmaras municipais de Lucena, Pitimbu e Rio Tinto – justificaram suas ausências e enviaram representantes. Já a Câmara de Caaporã não foi contactada a tempo.

No encontro de presidentes, ainda ficou definido que a instalação do ‘Parlamento Metropolitano’ acontece no dia 5 de junho, numa cerimônia a ser realizada às 10h, no Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte.

Os presidentes de câmaras voltarão a se reunir na próxima terça-feira (19), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para discutir e aprovar o Estatuto do Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa, o Parlacrem-JP.

O Parlacrem – O ‘Parlamento Metropolitana’ será um fórum permanente de discussões de políticas públicas, envolvendo os municípios que fazem parte da Região Metropolitana de João Pessoa, nas áreas de infra-estrutura, saúde, educação, turismo, além de outros.

A Região Metropolitana de João Pessoa foi criada por meio da lei complementar estadual 59/2003 e compreende, oficialmente, os municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape e Rio Tinto. Tavinho defende que municípios como Alhandra, Caaporã e Pitimbu, pelos seus potenciais turísticos e econômicos, também façam parte da Região Metropolitana, através de modificação da lei.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel