Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Tarciana Medeiros: da feira à Forbes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nós vivemos um tempo em que a violência contra as mulheres é assustadora. Os casos de discriminação, agressão e feminicídio tomaram o noticiário e causam perplexidade.

Mas, hoje, eu não quero falar de mulheres que apesar de tudo o que fazem, e elas sempre têm múltiplas tarefas e habilidades, são vítimas de violência.

Hoje eu quero falar sobre uma paraibana que lutou contra muitas barreiras e venceu. As batalhas foram contra a pobreza, o constrangimento por trabalhar desde criança e sair da labuta para ir à escola ainda suada e que enfrentou também o preconceito por ser lésbica.

Esse perfil é de Tarciana Medeiros, nascida em Campina Grande, ex-feirante e ex-dona de fiteiro. Funcionária de carreira do Banco do Brasil, ela foi a primeira mulher a comandar a instituição em 215 anos de história, e também a única à frente de uma das empresas brasileiras da Forbes Global 2000, uma lista que reúne as maiores companhias de capital aberto do mundo.

Tarciana é um dos destaques da lista da Forbes das 100 Mulheres mais Poderosas do Mundo deste ano. A executiva estreou na 24ª posição e é a única brasileira do ranking.

Nossa conterrânea é um exemplo do que a determinação feminina pode produzir: tudo. Claro que ela é uma exceção. Os fatores limitantes normalmente impostos às mulheres fazem com que muitas desistam de seus objetivos sem alcançá-los. É a tripla jornada, é a discriminação, o pagamento de salários mais baixos a mulheres que fazem o mesmo trabalho que homens e até mesmo empresas que não querem contratar mulheres porque podem engravidar e por vezes precisam faltar ao serviço para cuidar dos filhos ou mesmo dos pais. Na nossa sociedade, o cuidado é feminino, mas isso já é outra estatística.

Tarciana chegou lá, parabéns para ela. Da feira à Forbes. Quisera eu que muitas outras meninas e mulheres não precisassem executar os trabalhos de Hércules ou superar a sina de Sísifo para ter um futuro brilhante. É isso que toda mulher deveria ter direito em recompensa ao próprio esforço.

Por enquanto, nosso orgulho está com Tarciana. Ela é o nosso sublime torrão na Forbe e nela depositamos nossas esperanças de pavimentar um caminho mais amplo para outras mulheres viverem em paz e chegarem onde seus sonhos as levarem.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos