Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sessão Especial proposta por Cida homenageia Dia de assistentes sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A deputada estadial Cida Ramos (PSB) realizou, nesta sexta-feira (15), Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para comemorar o Dia da/o Assistente Social, celebrado em 15 de maio. A reunião aconteceu de forma remota e visou debater o trabalho da categoria nos variados espaços de atuação, sobretudo no contexto da pandemia de coronavírus.

A campanha deste ano, conduzida pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), em conjunto com o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), busca intensificar a valorização desta profissão de relevância social e pública no Brasil. Com o lema “Trabalhamos em vários espaços, sempre com a população – Serviço Social, conheça e valorize essa profissão”, reafirma a luta ao lado dos movimentos sociais, das organizações em defesa dos direitos humanos, contra a desigualdade de classe, o racismo estrutural, o machismo, o feminicídio, a lgbtfobia, a xenofobia e toda forma de desigualdade, discriminação e preconceito.

O encontro virtual contou com a participação de diferentes autoridades representantes da categoria profissional, dentre elas, Denise Colin, ex-secretária Nacional de Assistência Social, Ester Lemos, Presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Profª. Luciana Cantalice, Presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/PB), Profª. Marinalva Conserva, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS/UFPB), Profª. Danielle Lugo, Departamento de Serviço Social (DSS/UFPB), entre outras.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, Cida reforçou que esses profissionais da Assistência Social estão na linha de frente dessa pandemia, dando voz a quem, muitas vezes, não tem voz. “Esse é um processo de saúde, mas também, social, econômico e político. Talvez nós não tenhamos vivido nenhum processo na gravidade que vivemos hoje. Esse é um momento em que todas as profissões, especialmente o serviço social e os profissionais da saúde, estão sendo testados. Nós já tivemos perdas, pois a morte que ronda as famílias brasileiras, também chegou ao serviço social, trazendo perdas irreparáveis para o Serviço Social”, disse.

Para Cida, que é assistente social por formação e professora da área, o compromisso dos profissionais é em favor das demandas da população. “Ao longo da nossa história, temos atuado nas trincheiras contra as desigualdades de classe, do racismo estrutural, a precarização dos serviços e a retirada de direitos. Somos uma categoria que luta de forma incansável e intransigente pelos direitos humanos e contra todas as formas de opressão. Nosso mandato popular está inteiramente à disposição para fortalecer a luta em favor dos direitos”, afirmou.

Para a presidente da ABEPSS, Ester Lemos, este dia visa, sobretudo, reafirmar que vidas importam e o seu direito deve estar acima do lucro. “Exigimos ações governamentais para a efetivação dos direitos e a ampla proteção social, sanitária e econômica. Os assistentes sociais, mesmo durante a pandemia, continuam realizando seu trabalho e mantendo o compromisso com a qualidade dos serviços prestados em defesa da vida e da população brasileira. Reafirmamos nosso compromisso ético-político diante desse momento de intensa luta e resistência”, disse.

Já Luciana Cantalice, presidente do CRESS/PB, destacou que nos últimos 40 anos, a categoria vem construindo um projeto alinhado com os interesses da população e da classe trabalhadora. “Precisamos, neste momento, possibilitar mais visibilidade a essa profissão que se encontra na linha de frente do combate ao coronavírus, e que vem sofrendo fortes impactos ao longo dos anos, diante da tentativa de precarização da categoria. Nós estamos inseridos em todos os espaços, por isso precisamos nos reafirmar e reafirmar nossas diretrizes de formação, que não se desassocia do trabalho profissional. O CREES/PB se coloca à disposição para debater, coletivamente, como criar estratégias de enfrentamento contra diversas desconstruções”, pontuou.

A ex-secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin, salientou o Serviço Social sempre validou a potencialidade da construção e luta coletiva em defesa da democracia, dos direitos humanos e da justiça social. “Nós estamos do lado certo da trincheira, e o momento atual tem demonstrado a necessidade dos profissionais do serviço social. Em meio à isso, observamos o agravamento do debate no que tange a desvalorização da vida e dos demais direitos sociais. Nós não podemos normatizar disputadas de valores neste contexto de pandemia, pois lá atrás nós e a sociedade brasileira, por meio da Constituição Brasileira, optamos pela defesa e garantia da vida e dos direitos. É um momento adverso e de desmonte de diversas políticas públicas, e de contrareforma aos direitos trabalhistas e sociais”, declarou.

Também participaram da sessão especial a ex-secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Neide Nunes; a assistente social representante do Poder Judiciário, Natali Pinheiro; a assistente social que atua na área da saúde, Tatiana Nogueira; a assistente social do IFPB, Anna Clara Mendonça; e a Professora Anarita Salvador, da FIP/Patos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida