Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Senador Vitalzinho assume Comissão Mista de Orçamento do Congresso

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) assumiu nesta terça-feira (29) a presidência da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), após ser aclamado pelos membros do colegiado, em sessão inicialmente presidida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ). Vitalzinho presidirá a comissão durante todo o ano de 2011. Para a primeira vice-presidência foi escolhido o deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE); para a segunda vice-presidência o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), e para a terceira vice-presidência o deputado Roberto Britto (PP-BA). Já empossado, Vital do Rêgo designou o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) para relator do Orçamento de 2012, a ser encaminhado ao Congresso Nacional.

Após a instalação da mesa da comissão, Francisco Dornelles pediu um minuto de silêncio em memória do vice-presidente José Alencar, morto no início da tarde em São Paulo. A CMO voltará a se reunir na próxima quarta-feira (6), às 14h30, para votação de requerimentos. Na terça-feira (5) termina o prazo para que as lideranças partidárias indiquem o relator da receita e os relatores setoriais da comissão, além dos relatores do projeto do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e das prestações de contas do Executivo.

Também no dia 5 será encerrado o prazo para a indicação dos membros e coordenadores dos quatro comitês da CMO – Avaliação da Execução Orçamentária; Receita; Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves, e de Admissibilidade das Emendas.

Quadro desafiador – Em seu discurso de posse na presidência da CMO, o senador paraibano Vital do Rêgo Filho agradeceu pela sua indicação ao líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), e disse que a CMO terá um “quadro desafiador” pela frente, durante a elaboração e discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2012, do Plano Plurianual (PPA) para os próximos quatro anos e do Orçamento de 2012. O senador disse ainda que os quatro comitês da CMO precisam atuar “coordenadamente”.

Vitalzinho afirmou que a programação orçamentária precisa ser mais rigorosa, e adiantou que a CMO formará um banco de dados com todas as receitas estratégicas do país com a finalidade de estruturar a lei do orçamento de forma mais eficaz e sintonizada com a população.

Na avaliação do senador, a CMO também tem condições de estabelecer “uma legislação adequada aos desafios dos novos tempos, que favoreça o desenvolvimento sem comprometer as contas públicas”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Policiais 2

Concurso da PM: homens e mulheres terão igual redução de tempo em prova

PM, viatura passando

Dois homens morrem e dois ficam feridos durante troca de tiros com policiais

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul