Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Seis procuradores são nomeados para o Gaeco do MPF na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Depois de aprovado no início deste mês pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal, o procurador-geral da República Augusto Aras nomeou, nesta quarta-feira (12), seis procuradores para atuar no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF na Paraíba. Trata-se de Tiago Misael (coordenador, que atua na região de Patos-PB), Victor Veggi e Antônio Edílio Magalhães (que atuam na região da capital João Pessoa), além de Bruno Barros e Bruno Galvão (Campina Grande-PB) e João Raphael (de Guarabira-PB).

Dentre as atribuições do Gaeco-MPF/PB, está o de prestar auxílio aos procuradores naturais na investigação e persecução de crimes praticados por organizações criminosas e na eventual repercussão civil na improbidade administrativa desses crimes; atuar nos casos em que o procurador-geral da República determinar a intervenção, em virtude de incidente de segurança envolvendo membros ou servidores; e proceder à coleta e análise de informações de inteligência.

Segundo o coordenador Tiago Misael, “a criação do Gaeco-MPF/PB vem ao encontro da aspiração de diversos procuradores da República que crescentemente se ressentem de uma atuação integrada e coordenada na investigação e persecução penal da criminalidade organizada que, não raras vezes, renova-se em esquemas cada vez mais sofisticados”.

“Atuando de forma isolada, em ilhas de investigação e persecução, cada procurador da República somente possui conhecimento sobre os fatos que existem no seu âmbito de atribuição, nunca acessando o panorama completo e, às vezes, contentando-se com sucessos parciais que somente atingem os níveis mais baixos da hierarquia criminosa. Atuando dessa forma, o MPF dificilmente chegará ao topo das organizações e estará, apenas parcialmente, cumprindo sua missão constitucional”, destacou Tiago Misael.

“No caso particular da Paraíba, tem-se assistido, há mais de uma década, a sucessão de casos de corrupção atrelados a esquemas muito bem organizados de criminalidade do colarinho branco”, acrescentou o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPF na Paraíba.

Primeira reunião – A primeira reunião do Gaeco-MPF/PB será realizada nesta sexta-feira (14) na sede do MPF em João Pessoa. O encontro servirá para os seis procuradores nomeados traçarem metas e planejarem a atuação do grupo para os próximos dois anos. Além da Paraíba, outra unidade do MPF que possui Gaeco é Minas Gerais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Prefeitura assina contratos do ‘Eu Posso’ com 88 empreendedores no valor de quase R$ 800 mil

Novo terminal de passageiros da Lagoa será entregue nesta quarta-feira

Rota Cultural Caminhos do Frio começa hoje em Areia

Anteriores

Vacinação, poliomielite

Paraíba alcança 3º lugar entre os estados que mais vacinaram contra a poliomielite

gervasio12

Avança projeto de Gervásio para Criar Cadastro de Monitoramento de Facções Criminosas

bombeirosja

João Azevêdo promove 138 oficiais do Corpo de Bombeiros e destaca investimentos na Segurança

FOTOALIMENTO2

Procon-JP realiza pesquisa nos preços de alimentos que compõem a cesta básica

cQp8406

Marina Elali e Maestro Eduardo Lages retornam a João Pessoa para um show exclusivo celebrando o Rei Roberto Carlos

c0d22284-0841-4d8d-9cf1-bc1726e19920

Centro de Convenções contempla públicos infantojuvenil e adulto com programação de julho

0da9a5a4-cbcf-4714-984f-00ec29acd171

João Azevêdo firma parcerias para ampliar o enfrentamento à violência contra as mulheres na Paraíba

IMG_1086

Procurador do MPT-PB alerta sobre riscos e punições por assédio eleitoral

SEDURB_FEIRA_MOVEL_PRODUTOR_FOTO_KLEIDE_TEIXEIRA_-13-scaled

Feira Móvel do Produtor inicia programação de julho nesta terça

josinato

Para Josinato Gomes, financiamento público de campanha é anomalia moral