Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Seis curtas paraibanos representam a Paraíba 13ª Mostra de Direitos Humanos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que acontece de 11 a 22 deste mês, em 26 capitais brasileiras e Distrito Federal, traz seis filmes representantes da Paraíba: ‘O Pato’ (2021, 11min:18), direção de Antônio Galdino; ‘A poeira dos pequenos segredos’ (2012, 20min), de Bertrand Lira; ‘Adão, Eva e o fruto proibido’ (2021, 20min), dirigido por R.B Lima; ‘Cósmica’ (2022, 7min), de Ana Bárbara Ramos; e ‘Tesouro Quilombola’ (2021, 23min), direção coletiva dos Estudantes da EMEIF José Albino Pimentel, no quilombo Gurugi-Ipiranga (Conde/PB) sob a supervisão de Ana Bárbara Ramos e Felipe Barquete.

O evento é composto por uma Mostra de Cinema, com a temática dos direitos humanos, buscando na diversidade dos seus temas e na pluralidade da produção com filmes de todas as regiões do país, fomentar os debates e a divulgação a respeito do tema. A Mostra acontecerá de modo presencial, e seguirá disponível online em uma plataforma de streaming em sua ação de difusão. Após as exibições nas capitais, a Mostra ainda acontecerá em diversos outros pontos de exibição pelo interior dos estados, sempre de modo gratuito.

O tema da mostra de cinema deste ano é “Vencer o ódio, semear horizontes”. Em um cenário de reconstrução do país, em que as bandeiras dos movimentos sociais são erguidas novamente e a criação artística volta a florescer, surge a pergunta: o que pode o cinema na defesa dos direitos humanos? 

Complementando o evento, serão realizadas oficinas de formação de professores com a temática cinema e educação, utilizando a metodologia do projeto Inventar com a Diferença, desenvolvida pelo laboratório KUMÃ, IACS-UFF. As oficinas acontecerão em duas etapas, formando um grupo de oficineiros que irão replicar a oficina nas capitais e Distrito Federal, alcançando mais de 700 professores que se especializarão no uso do cinema como ferramenta de ensino.

A 13a Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) e realização do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e acontecerá entre os meses de dezembro de 2023 e março de 2024. https://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br/filmes/

CURTAS PARAIBANOS NA 13A MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS

O PATO

Brasil, 2022, 11 min, 14 anos)
Direção: Antonio Galdino
Produção: Fabi Melo
Elenco: Norma Goes e Ana Júlia Barbo
Direção de Fotografia: João Carlos Beltrão
Prêmios: Festival Curta Jacarehy (Melhor Curta-metragem pelo Júri Oficial), 16° Fest Aruanda – Festival do Audiovisual Brasileiro (Melhor curta-metragem pelo Júri da Abraccine, Melhor direção, Melhor atriz, Melhor montagem, Melhor figurino e Curta-metragem mais assistido)

Sinopse: Cida, uma mulher marcada pelo abuso doméstico, decide encerrar esse ciclo de violência e ser um exemplo para sua filha, Fia. Ela descarrega suas energias no cuidado da casa e no preparo da refeição familiar: uma ave.  

Sobre o diretor: Nascido em Serrinha dos Pintos no Rio Grande do Norte, Antônio Galdino participou do III Revelando os Brasis em 2008, com o Documentário Flores que Murcham. Depois disso mudou-se para o Estados Unidos para estudar cinema na University of Utah , onde realizou como trabalho de conclusão de curso o seu mais recente filme O Pato.

A POEIRA DOS PEQUENOS SEGREDOS

Brasil, 2012, 20 min, 14 anos)
Direção: Bertrand Lira
Produção:  Heleno Bernardo
Elenco: Verônica Sousa, Nanego Lira
Direção de Fotografia: João Beltrão

Sinopse: Drama existencial de um casal do Cariri paraibano hipnotizado pelo mistério do mundo. O marido gasta o tempo viajando, no intento de desvendar esse mistério, ou ao menos de compreendê-lo. A mulher, sem entender o que se passa, conformada ou não, fica em casa à espera de seu retorno.

Sobre o diretor: Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o cineasta dirigiu diversos documentários de curta, média e longa-metragem premiados em festivais no Brasil e no exterior, entre eles o JVC Grand Prize do 26º Tokyo Vídeo Festival de 2004. A poeira dos pequenos segredos é sua primeira ficção.

ADÃO, EVA E O FRUTO PROIBIDO

(Brasil, 2021, 20 min, 14 anos)
Direção: R. B. Lima
Produção: Taís Pascoal
Elenco: Danny Barbosa, Lay Gonçalves, Manoa Vitorino, Margarida Santos, William Cabral
Direção de Fotografia: Carine Fiúza

Sinopse: O curta-metragem retrata o encontro entre uma mulher transexual e seu filho adolescente, separados após o nascimento. Nesse novo cotidiano, ela enfrenta seus medos, ao mesmo tempo que tenta entender o filho e o papel de ser mãe. Também não é fácil para o jovem, que busca em uma pessoa desconhecida o sentido de sua própria existência. Assim, breves momentos contribuem para o amadurecimento dos dois, traçando um caminho de descobertas e quebras de preconceitos

Sobre o diretor: R.B. Lima é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cujo trabalho de conclusão de curso foi o filme-ensaio Beso Rosado. Desde o início do curso, demonstrou interesse pelas áreas de direção e, principalmente, escrita de roteiro.

CÓSMICA

(Brasil, 2022, 7 min, livre)
Direção: Ana Bárbara Ramos
Produção: Gian Orsini e Mariah Benaglia
Elenco: Iara Rocha
Prêmios: Menção honrosa 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Sinopse: Crianças guardiãs, uni-vos! A Terra precisa de nossa ajuda para resolver um problema que não inventamos. Acho que a emergência climática não pode ficar somente nas mãos dos adultos. 

Sobre a diretora: Ana Bárbara Ramos é cineasta, produtora, educadora e gestora de projetos especializados na área de cinema, audiovisual, educação e infâncias. À frente da Semente – Escola de Educação Audiovisual desde 2014, desenvolve ações de impacto social nas áreas de educação, cinema e audiovisual. Como diretora, assina 8 curtas, entre eles Cósmica (2023), Oferenda (2011) e Sweet Karolynne (2009)

TESOURO QUILOMBOLA

(Brasil, 2021, 23 min, livre)
Direção, Produção e Direção de Fotografia: Ana Bárbara Ramos e Felipe Leal Barquete
Realização: Estudantes da EMEIF José Albino Pimentel, no quilombo Gurugi-Ipiranga (Conde/PB)
Prêmios: Prêmio Infantil Comitê das Crianças de Jundiaí no Festival Comkids 2023

Sinopse: As crianças do Quilombo Gurugi-Ipiranga (PB) brincam de caça ao tesouro e descobrem as verdadeiras riquezas da sua comunidade. Explorando suas raízes, elas aprendem sobre a cultura local, por meio de passeios e histórias contadas por suas principais figuras.  

Sobre os diretores: 

Ana Bárbara Ramos: cineasta, produtora, educadora e gestora de projetos especializados na área de cinema, audiovisual, educação e infâncias. À frente da Semente – Escola de Educação Audiovisual desde 2014, desenvolve ações de impacto social nas áreas de educação, cinema e audiovisual. Como diretora, assina 8 curtas, entre eles Cósmica (2023), Oferenda (2011) e Sweet Karolynne (2009)

Felipe Leal Barquete: É fundador e coordenador da Semente – Escola de Educação Audiovisual desde 2014. É integrante da Rede Kino – Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual, membro fundador do Núcleo de Educação Transformadora da Paraíba e parceiro da CONANE – Conferência nacional de alternativas para uma outra educação.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais

Chuvas, RS

Com 80% do estado afetado pelas chuvas, RS tem fuga em massa de Porto Alegre em busca de água