Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Saiba como solicitar carteira de portador de fibriomialgia em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa elaborou um novo fluxo para a emissão das carteiras das pessoas com fibromialgia para facilitar o acesso à população que necessita deste documento. Com o novo fluxo, o usuário deverá solicitar e também receber o documento em sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.

Para solicitar carteira, o usuário deve se dirigir à sua USF portando cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, cartão SUS, foto 3×4, comprovante de residência em João Pessoa e laudo atualizado de diagnóstico de fibromialgia por um reumatologista. As Unidades de Saúde da Família funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

Caso o usuário não tenha um laudo médico, será encaminhado pela equipe de saúde da família para uma consulta com um reumatologista das policlínicas ou hospitais da Rede Municipal de Saúde. “É importante que as pessoas que têm fibromialgia procurem as Unidades de Saúde para dar entrada neste documento que pode ser muito necessário em seu dia a dia e a Secretaria de Saúde está garantindo este direito”, destacou Alline Grisi, diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa.

A emissão da carteira da pessoa com fibromialgia, atende à Lei Municipal que protege os direitos dos cidadãos acometidos por esta síndrome. O documento pode ser utilizado para a identificação em determinados locais nos quais as pessoas com esta síndrome necessitem de atendimento preferencial.

Fibromialgia – É uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. A dor é acompanhada de sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Lei Municipal – A Lei Ordinária 13.991/2020 institui a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com Fibromialgia no município de João Pessoa, com diretrizes como atendimento multidisciplinar, participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para este grupo, disseminação de informações relativas ao tema, incentivo à formação e capacitação de profissionais especializados na assistência a este público e atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia nos órgãos municipais, empresas privadas e comerciais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

edsonfachin

Ministro do STF decide arquivar ação contra reeleição antecipada de Adriano Galdino

Sodiê

Governo da Paraíba dispensa emissão de documentos fiscais em mercadorias doadas ao RS

lovina

MPF intervém e Prefeitura de Cabedelo demole obra ilegal de contenção marítima do Lovina

chuvasrs (1)

Com chuva forte, água sobe pelos bueiros e volta a inundar ruas em Porto Alegre

1af1367b-89e5-4e87-ae7e-586266147ed4

Paraíba participa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite a partir de segunda

tourinho1 (1)

APCA homenageia imprensa da Paraíba com a Comenda Acadêmico Mário Tourinho

Poste, batida

Paraíba registra 242 colisões em postes este ano; João Pessoa e Campina lideram

Lixão a céu aberto

Prefeitura de Catolé do Rocha deve pagar indenização por lixão a céu aberto

Luciano Cartaxo 3

Luciano Cartaxo tem alta e deixa hospital em João Pessoa

PF operação

Operação da PF mira empresas clandestinas de segurança privada