Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ruy defende construção de novas creches e ampliação de vagas em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O alto percentual de crianças que estão fora das creches em João Pessoa tem atrapalhado o desenvolvimento educacional dos pequenos e prejudicado a vida de pais e responsáveis. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2023, uma a cada três crianças de 0 a 3 anos está fora da creche por falta de vagas na rede pública de ensino.

A construção de novas estruturas e a ampliação das vagas é urgente, defende o deputado federal Ruy Carneiro. “Educação transforma vidas e precisa ser tratada como prioridade. A falta de vagas nas creches de João Pessoa não prejudica apenas a formação das crianças. Isso acaba impedindo que pais e responsáveis possam trabalhar e dediquem tempo integral para cuidar de quem está fora da sala de aula. Estamos praticamente na metade do quarto ano da atual gestão e até agora nenhuma nova unidade de educacional foi aberta na capital. O tema tem que ser encarado com seriedade. Os novos equipamentos a serem construídos precisam começar a funcionar o mais rápido possível”, ressaltou.

Ruy defende que durante o período de construção das novas creches, as vagas sejam ofertadas pela Prefeitura por meio de convênios com unidades particulares. “Esse tempo perdido não volta. A criança que hoje está esperando e que deveria estar na creche, daqui a pouco que ela cresceu. Ela não vai ficar eternamente em idade de creche. A solução temporária, que não pode ser tratada como política principal, é a gestão pagar por bolsas e garantir as vagas por meio de creches particulares. O orçamento da Prefeitura é gigantesco e chega a cerca de R$ 4 bilhões. O que existe é a péssima administração desses recursos. É inconcebível você não ter feito uma creche”, enfatizou.

A gravidade da situação foi citada recentemente pelo promotor de justiça de Defesa da Educação, Luis Nicomedes de Figueiredo Neto, durante entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação. “A legislação assegura que o aluno tem direito a frequentar um estabelecimento próximos de sua residência. Compreendemos as dificuldades da gestão, mas é necessário que haja a construção de mais creches. Temos uma rede municipal com quase 200 unidades de ensino e mais de 70 mil alunos na rede pública. Sabemos que é humanamente impossível receber todos esses alunos. O Ministério Público busca o aumento no número de vagas. Que isso possa se tornar política pública efetiva do município, independente do gestor que esteja a frente”, revelou.

Os problemas na educação de João Pessoa também são evidenciados por indicadores nacionais. De acordo com dados do IBGE, a cidade registrou a maior taxa de analfabetismo entre todas as regiões metropolitanas do Brasil, com 7,6%. Números do Pnad também revelaram que a capital paraibana e as demais cidades da Região Metropolitana possuem cerca de 80 mil pessoas analfabetas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937