Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Resolução do CNJ é cumprida por 97% dos órgãos de Justiça do País

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A resolução nº 156 do Conselho Nacional de Justiça é cumprida por 97% dos órgãos da Justiça do país. O Tribunal de Justiça da Paraíba cumpre 95% da Meta 156, do CNJ, segundo revela levantamento feito pelo CNJ.

Conhecida como a Resolução da Ficha Limpa, a Meta 156 veda a nomeação, para cargos em comissão, das pessoas condenadas por atos de improbidade administrativa ou passíveis de inelegibilidade.

O levantamento mostra que o TJPB aparece ao lado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que também cumpre 95% da Resolução. De acordo com a pesquisa, a determinação do Conselho Nacional de Justiça foi atendida por 86 órgãos do Poder Judiciário, entre conselhos de justiça e tribunais superiores, estaduais, federais,  trabalhistas, eleitorais e militares.

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí foi o único a não cumprir a determinação, conforme o CNJ. A resolução também foi atendida pelos cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs) do País, sendo, na integralidade, pelas cortes que abrangem a 1ª, 3ª 4ª e 5ª regiões; e parcialmente (95%) pelo TRF da 2ª Região.

A Resolução da Ficha Limpa também foi adotada pelos Tribunais da Justiça Militar. Matéria com detalhes sobre a Resolução da Ficha Limpa, encontra-se no site oficial do CNJ.

Presidente prestigia posse de Saulo no TRE

Prometendo incentivar, pelos meios legais e necessários, o voto livre e consciente dos eleitores e reafirmando ser ele a maior arma do cidadão na reivindicação de seus direitos,  tomou posse na manhã desta sexta-feira(07), como Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. Para a vice-presidência daquela corte foi empossado o também desembargador João Alves da Silva.

A posse, que ocorreu no plenário do TRE-PB, foi prestigiada pela presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti; pelo vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia; pelo prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, entre outras autoridades.

“Com muita honra assumo a Presidência desta Egrégia Corte de Justiça Eleitoral, ciente da responsabilidade do cargo e dos desafios que terei de enfrentar. Tenho certeza que com a ajuda de Deus e da valiosa colaboração dos magistrados, servidores, da classe política e dos eleitores, as próximas eleições vão acontecer de forma tranquila, transparente e com a aplicação correta da legislação eleitoral”,  ressaltou Saulo Benevides.

O empossado garantiu ainda que o `diálogo´, será a regra. “As portas do meu gabinete estarão sempre abertas para todos que queiram relatar fatos, problemas e colaborar com o aperfeiçoamento do processo eleitoral, do mais humilde eleitor aos detentores de mandatos ou cargos públicos, colegas magistrados, membros do Ministério Público Estadual”, afirmou.

Correio da Paraíba

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Anteriores

leoabica (1)

Parque Zoobotânico Arruda Câmara é opção de lazer no Dia do Trabalhador

venezianopc

Veneziano articula e Senado autoriza empréstimo de US$ 52 milhões para Campina Grande

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas