O retorno das aulas de forma presencial na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), marcado para o próximo dia 21, pode ser adiado por um mês. A reitoria da UFPB propôs que durante o primeiro mês de aulas, de 21 de fevereiro a 20 de março, as aulas aconteçam de forma remota ou híbrida. A adoção do formato precisa passar pelo Conselho Superior de Ensino, Pesqui-a e Extensão (Consepe).
Em comunicado à Comunidade acadêmica, a Reitoria da UFPB diz que está dialogando com os gestores, pró-reitores e diretores de Centro, acerca da conjuntura atual, para ponderar sobre o aumento de casos de Covid-19 na Paraíba.
Segundo a Reitoria, o Consepe será convocado a se pronunciar, reunindo todos os seus conselheiros, avaliando a possibilidade de adotar a forma remota ou híbrida no primeiro mês de aulas, considerando a necessidade de aulas práticas demandadas por alguns cursos.
“Os dados epidemiológicos da pandemia serão acompanhados semanalmente, verificando a possibilidade de retorno ao formato presencial a partir do dia 21/03/2022, respeitando os protocolos de biossegurança”, diz o comunicado.
Ressalta ainda que a medida que outras decisões forem sendo tomadas, a comunidade universitária será devidamente informada.
O Consepe deve realizar uma reunião extraordinária na próxima terça-feira, dia 8, para decidir se aprova ou não a medida.