Reeducandos do sistema prisional realizam planejamento familiar e fazem cirurgias no Edson Ramalho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em continuidade a uma pactuação firmada em junho deste ano, o Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba e administrado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), deu início aos procedimentos do Projeto Recomeço, que oferece planejamento familiar à população privada de liberdade no Estado. Em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB), o projeto já está beneficiando reeducandos da penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega Silva Porto e da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, promovendo acesso a cuidados essenciais de saúde reprodutiva.

Os procedimentos cirúrgicos, realizados com sucesso, ocorreram nos fins de semana do mês de outubro. Para garantir a segurança e a qualidade dos atendimentos, o projeto conta com o reforço das equipes de segurança das penitenciárias envolvidas, assegurando o deslocamento e a permanência dos reeducandos no hospital. Além disso, a equipe multiprofissional do HSGER ofereceu treinamentos específicos às equipes das penitenciárias, para que todos os protocolos do planejamento familiar fossem adequadamente seguidos.

Com essa estrutura, as equipes iniciaram o processo de triagem dos interessados. Após o cadastro, os participantes passaram por exames e consultas no Hospital Edson Ramalho, referência estadual em Planejamento Familiar, onde foram orientados sobre os procedimentos disponíveis, como vasectomia, laqueadura e implantação de dispositivo intrauterino (DIU).

De acordo com Priscila Lima, coordenadora de saúde da Seap e assistente social, a primeira etapa do projeto teve início no dia 26 de outubro, com a participação de 11 reeducandos da Penitenciária Desembargador Sílvio Porto, dos quais seis já passaram pelo procedimento de vasectomia e outros cinco que já estão com o procedimento agendado. Já na unidade feminina, cinco reeducandas da Penitenciária Júlia Maranhão estão em fase inicial do processo de triagem para adesão ao planejamento familiar.

O Projeto Recomeço é uma aplicação prática da Lei Federal nº 9.263/96, que garante a todos o direito ao planejamento familiar, promovendo ações que possibilitem aos interessados prever e regular a fecundidade. A iniciativa é voltada para adultos, jovens e adolescentes com vida sexual ativa, independentemente do tipo de parceria.

 

Planejamento Familiar no HSGER – O trabalho do planejamento familiar no Hospital do Servidor General Edson Ramalho é feito por demanda espontânea. Qualquer cidadão interessado pode se dirigir à unidade, nas quartas-feiras pela manhã ou tarde, para o cadastro e mais informações, com cópia de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, e informar que deseja participar do programa.

De acordo com a enfermeira Mara Fernanda, gerente de Enfermagem da HSGER, “os interessados assistem a uma palestra sobre os procedimentos de vasectomia e laqueadura. E, antes de serem encaminhados para a cirurgia, passam ainda por uma consulta multidisciplinar com alguns profissionais e realizam exames necessários. Tudo de forma gratuita, através do SUS”, pontuou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

Homem morre após ser atingido por queda de muro no Sertão da Paraíba

Homem morre após ser atingido por queda de muro no Sertão da Paraíba

chuva santa catarina FOTO coredec SC

Defesa Civil prevê chuva forte até segunda-feira em Santa Catarina

dinheiro_real FOTO Pixabay

Governo da Paraíba paga segunda parcela do 13º salário dos servidores na segunda-feira

caso genivaldo gas viatura PRF sergipe

Três ex-policiais rodoviários são condenados pela morte de Genivaldo dentro de viatura com gás

preso FOTO Pixabay

Homem é preso suspeito de vários roubos e furtos em lojas de Patos durante a semana

iphone celular FOTO Pixabay

Polícia da Paraíba recupera, em Nova Floresta, ‘iPhone’ roubado em Natal

Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Supremo tem maioria para validar trabalho intermitente

mega sena FOTO marcelo camargo agencia brasil

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 27 milhões neste sábado

Detran_Paraíba

Detran-PB divulga mudanças no serviço de emplacamento a partir desta segunda-feira

Acidente com caminhão deixa feridos e congestiona trânsito em viaduto da BR-230, em João Pessoa__

Acidente com caminhão deixa feridos e congestiona trânsito em viaduto da BR-230, em João Pessoa