Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Programa João Pessoa Parcerias terá 6 mil vagas de estacionamento e gerenciará cemitérios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta terça-feira (29), o programa João Pessoa Parcerias, que conta com seis projetos em forma de parceria público-privada, pensados para solucionar problemas nas áreas da Saúde e mobilidade urbana, além de otimizar o funcionamento dos serviços públicos de maneira sustentável. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, onde o gestor disse que essa iniciativa representa um compromisso com o futuro da cidade.

“Esse compromisso é para permitir que a cidade tenha um crescimento, mas de maneira sustentável, com qualidade de vida e que seja ágil na solução dos problemas. E nada melhor do que verificar experiências exitosas de cidades compatíveis com João Pessoa e adaptá-las à nossa realidade, principalmente com a participação da população, que vai poder fazer sugestões e propor o aprimoramento do projeto”, afirmou o prefeito.

De acordo com o secretário da Administração, Valdo Alves, o programa é o maior em termos de parceria público-privada da Paraíba e é fruto de um ano inteiro de trabalho, com a participação da Secretaria de Planejamento e Administração, tendo o apoio de várias secretarias da gestão municipal, incluindo a Controladoria e Procuradoria. Os projetos foram gerados por comitês técnicos e serão submetidos a consulta pública, no site da Prefeitura de João Pessoa, para que a população possa participar com as questões que envolvem a oferta de serviços, melhoramento e criação de novos equipamentos públicos.

“Depois dos trinta dias da consulta pública, nós vamos compilar aquilo que foi sugerido pela população, mais o projeto pré-elaborado pela Prefeitura, e vamos fazer a apresentação final para, em seguida, ser licitado. Esse programa é importante para que a população tenha serviços com mais qualidade, como acessar vagas de estacionamento por toda cidade, ter equipamentos de qualidade e a gestão fazer a prestação dos serviços de uma maneira muito mais eficiente”, explicou.

Dois projetos já estão disponíveis para consulta pública. O primeiro deles apresenta soluções para questões de mobilidade urbana, com a previsão da abertura de seis mil vagas de estacionamento em várias áreas da Capital, incluindo um edifício-garagem no Mercado Central. O segundo corresponde à gestão e gerenciamento dos cemitérios públicos, com a reforma dos já existentes e a construção de um novo, ambos com investimento da iniciativa.

O Programa João Pessoa Parcerias ainda conta com projetos com soluções para a área da Saúde, com previsão de reestruturação do Hospital Ortotrauma de Mangabeira, além da construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). E ainda um projeto para iluminação pública, com cem por cento da geração de energia renovável, além de criação de banheiros públicos nos mercados, praças e na orla da Capital. A estimativa é de que os projetos gerem um investimento da ordem de 500.000.00 (meio bilhão) durante o período de contratação, em trinta anos.

“Tudo que temos aqui são sugestões. Seis projetos na carteira. A nossa missão é selecionar a melhor empresa, o melhor preço do mercado, para que possa levar comodidade e bem-estar para a população. Os seis projetos foram pensados com muito zelo, com um comitê gestor formado por engenheiros, advogados, arquitetos, que foram convidados a pensar o melhor para a população de João Pessoa”, explicou Priscila Maciel, coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

wilsonsantiago

Wilson Santiago deixa Secretaria de Representação institucional e esposa assume vaga

Procon de CG notifica postos de combustíveis

Procon de Campina Grande notifica 60 postos de combustíveis

Roberto Souza, secretário

Roberto Souza fala sobre crise que questiona sua permanência na Educação

Waldonys no seis e meia

“Causos, Cantos e Poesias”: Waldonys faz show nesta quinta no Seis e Meia

sh_energia-eolica_759730900 (1)

ALPB debate regulação de destribuição de energia na PB durante audiência pública

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital