Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeito garante ônibus gratuitos em João Pessoa no segundo turno das eleições

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os eleitores de João Pessoa terão direito a ônibus de graça no domingo, 30 de outubro, dia do segundo turno das eleições. A informação foi dada hoje cedo pelo prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena (PP). “Será para que o eleitor possa ter melhores condições de expressar sua vontade para o estado da Paraíba e a presidência da República”, explicou o gestor.

 

De acordo com Cícero, os ônibus com passagens gratuitas circularão das 6h às 20h no dia do segundo turno.

Decisão do STF – Na última terça-feira, 18, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que autoriza prefeituras e empresas concessionárias de todo o país a oferecerem transporte público gratuito no próximo dia 30, quando haverá o segundo turno da eleição para presidente da república e para governador (em 12 estados).

Além do relator, votaram pelo referendo as ministras Rosa Weber (presidente) e Cármen Lúcia e os ministros Dias Toffoli, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. O ministro Nunes Marques divergiu, ao votar por negar referendo à liminar. Já o ministro André Mendonça se pronunciou no sentido de confirmar parcialmente a decisão.

Garantia constitucional – A decisão de Barroso foi tomada no âmbito da Arguição de Descumprimento Fundamental (ADPF) 1013, atendendo a pedido de esclarecimento feito pela Rede Sustentabilidade, partido que ajuizou a ação. O oferecimento do transporte gratuito não poderá motivar punições eleitorais ou por improbidade a agentes públicos e às concessionárias e, por se tratar da garantia constitucional do direito de voto, não pode haver nenhuma discriminação de posição política. No primeiro turno das eleições, o ministro Barroso já havia determinado que o transporte público no domingo da votação não sofresse redução.

O ministro, no entanto, não acolheu o pedido da Rede para que o fornecimento do serviço fosse obrigatório no segundo turno, mas confirmou o entendimento de que o transporte deve ser mantido nos níveis normais dos dias úteis, sem redução específica no domingo das eleições. No caso de descumprimento dessa determinação, os gestores podem responder por crime de responsabilidade. Os municípios que já forneciam transporte gratuito em domingos ou dias de eleição não podem interromper a prática no dia 30 de outubro.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

wilsonsantiago

Wilson Santiago deixa Secretaria de Representação institucional e esposa assume vaga

Procon de CG notifica postos de combustíveis

Procon de Campina Grande notifica 60 postos de combustíveis

Roberto Souza, secretário

Roberto Souza fala sobre crise que questiona sua permanência na Educação

Waldonys no seis e meia

“Causos, Cantos e Poesias”: Waldonys faz show nesta quinta no Seis e Meia

sh_energia-eolica_759730900 (1)

ALPB debate regulação de destribuição de energia na PB durante audiência pública

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital