Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

População mundial chega a 8 bilhões. Entenda o efeito para as próximas décadas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A população mundial atingiu 8 bilhões nesta terça-feira (15), de acordo com estimativas das Nações Unidas (ONU). Segundo o organismo internacional, nesse contexto, o aumento nos nascimentos em países de baixa renda é uma das preocupações para as próximas décadas.

Se por um lado o envelhecimento de populações de nações desenvolvidas preocupa, o crescimento no número de habitantes do planeta agrava riscos ambientais, como o desmatamento e o aquecimento global.

Entenda o que esse novo marco da população mundial significa para as próximas décadas:

Desaceleração do crescimento populacional

Grande parte do crescimento da população mundial ocorreu no século passado, com melhor padrão de vida e avanços na saúde, que ampliaram a expectativa de vida. A população mundial saltou de apenas 2 bilhões, em 1927, para 6 bilhões, em 1998. Ainda assim, há sinais que a velocidade de crescimento está diminuindo.

O crescimento anual da população está agora em seu nível mais lento desde 1950. Embora tenha levado 12 anos para a população mundial saltar um bilhão, levará 15 anos para atingir o próximo marco e cerca de mais duas décadas depois disso, mostram as projeções da ONU.

Menos bebês em países ricos

A desaceleração é em grande parte impulsionada por países ricos. O alto custo de criar um filho e a queda nas taxas de casamento estão levando países que vão da Coréia do Sul à França a enfrentar declínios populacionais. Isto quer dizer que não nascem bebês suficientes para “substituir” os idosos.

Já há governos recorrendo a medidas de incentivos para o crescimento populacional como pagamentos e melhores empréstimos habitacionais para famílias com mais filhos. A ONU, no entanto, vê poucos sinais de que essas políticas mude a situação.

A projeção das Nações Unidas é que, nas próximas três décadas, o número de pessoas com menos de 65 anos em países de renda alta e média-alta diminuirá, enquanto a demografia mais velha acima dessa idade crescerá.

Baby Boom em nações mais pobres

A ONU prevê que muito do crescimento populacional futuro do mundo estará concentrado em países de baixa renda, com apenas oito respondendo pela maior parte de um aumento projetado até 2050. A maior parte são países da África subsaariana, como Nigéria e Etiópia, assim como outras nações emergentes como Índia, Paquistão e Filipinas.

Isso cria um desafio para esses países, que já sofrem com uma renda per capita relativamente baixa. Com mais jovens provavelmente sobrecarregando recursos limitados, como educação e saúde, países e organizações sem fins lucrativos estão tentando aumentar a conscientização sobre questões como controle de natalidade para reduzir as taxas de crescimento populacional nesses países.

Cenários apocalípticos improváveis

Houve cenários apocalípticos frequentemente pintados no passado sobre um aumento populacional global – incluindo aqueles popularizados por “The Population Bomb”, escrito pelo professor de Stanford Paul Ehrlich em 1968, que alertou sobre a fome em massa. Isso não aconteceu devido aos avanços na tecnologia agrícola e à desaceleração nas taxas de fertilidade.

Mesmo assim, a ONU adverte que o crescimento populacional contribuiu para danos ambientais, ao mesmo tempo em que impulsiona o aquecimento global e o desmatamento.

 

 

O Globo

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos