PMJP realiza evento para orientar sobre acesso e permanência no mercado

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria do Trabalho, Produção e Renda, realiza a Semana do Trabalho, a partir desta segunda-feira (28), às 10h, em comemoração ao Dia Mundial do Trabalho (1º de maio), para orientar a população sobre o acesso e a permanência no mercado. O evento acontece até a próxima sexta-feira (2) no Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP).

Conforme o secretário do Trabalho, Diego Tavares, o objetivo do evento é ajudar quem está à procura um emprego, orientando sobre como fazer um currículo ou como se comportar na entrevista de trabalho. “A política de geração de empregos é uma das prioridades do prefeito Luciano Cartaxo. Os números do Ministério do Trabalho mostraram que foram gerados 2.814 empregos nos três primeiros meses do ano, principalmente no setor de serviços, onde estão incluídos os segmentos ligados ao turismo e os call centers”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do Sine-JP, Ludmila Carvalho, haverá três palestras diárias no Sine-JP até a próxima sexta-feira, com exceção do dia 1º de maio. Às 10h, no lançamento do evento, haverá uma palestra sobre como elaborar um currículo. Em seguida, às 11h, os trabalhadores vão conferir como devem se apresentar em uma entrevista de trabalho e qual a melhor postura a se adotar na empresa. Às 15h, a palestra será sobre o comportamento nas redes sociais.

“O objetivo do Sine-JP é proporcionar as contratações, mas para que isso aconteça, precisamos qualificar o trabalhador, orientando-o sobre como proceder para ingressar no mercado de trabalho. A primeira impressão que uma pessoa deixa ao participar de uma entrevista de emprego é muito importante para que ela consiga ou não a vaga. Mesmo aprovado numa seleção, é preciso estar ciente do comportamento no ambiente de trabalho”, explicou Ludmila Carvalho.

A chefe do setor de Intermediação de Mão de Obra do Sine-JP, Lilian Pereira, destacou a necessidade de que o trabalhador tenha um foco, um objetivo, quando procura uma colocação no mercado. “Muitas pessoas chegam despreparadas a uma entrevista de emprego e afirmam que querem trabalhar com qualquer coisa, mostrando que não têm um objetivo definido. Este perfil a empresa não quer”.

Localização – O Sine-JP está localizado na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, ao lado da Praça Antenor Navarro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Ao se dirigirem ao Sine-JP, os trabalhadores devem portar RG, CPF, carteira de trabalho e currículo.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.