Dizem que no amor e na guerra, vale tudo. Esse ditado há muito tempo foi ampliado também para a política que não deixa de ser uma guerra por votos e por espaços de poder. Mas, o que se soube ontem a partir do município de Piancó foi uma trama estarrecedora.
Estou falando da Operação Ponto Final deflagrada pelas polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros com o apoio do Ministério Público da Paraíba (Promotoria de Piancó e GAECO). Mais de 100 pessoas foram mobilizadas nessa ação de ontem à tarde que resultou na prisão de seis pessoas. Esse grupo teria planejado e estava para executar um duplo assassinato. Os alvos eram o prefeito de Piancó, Daniel Galdino e a mãe dele, a ex-prefeita Flávia Galdino.
Agora, a motivação: o delegado Cristiano Jacques informou que a dupla execução seria uma vingança contra Daniel porque a coligação dele deu entrada numa ação na Justiça Eleitoral alegando que os Democratas haviam cometido fraude à cota de gênero nas eleições de 2020. O TRE acatou a ação e cassou o mandato de Priscila Almeida, mais conhecida como Priscila de Zomim, que tinha sido eleita vereadora de Piancó e teve que deixar o mandato em novembro de 2021.
Segundo a polícia, o pai de Priscila, conhecido como Zomim, teria encomendado a morte de Daniel e Flávia que aconteceria em breve. O pai da vereadora e o suposto pistoleiro que executaria o crime foram presos ontem junto com mais quatro pessoas. Armas e munições foram apreendidas.
O pai da vereadora já era apontado como mandante de outro crime que aconteceu em julho de 2020 também em Piancó. Naquela ocasião, o executado foi o empresário Geraldo Erima Leite, morto a tiros por dois bandidos.
Foi investigando esse crime de 2020 que a polícia descobriu o plano já em execução para matar o prefeito de Piancó e a mãe ele.
É um caso de busca desenfreada por poder e por vingança, da pior maneira. O pai da ex-vereadora queria que ela fosse prefeita de Piancó e teria agido para tirar do caminho quem atrapalhava seus planos. E como o crime de 2020 ficou impune, Zomim achou que poderia reincidir sem maiores problemas. As forças de segurança da PB agiram em tempo e desbarataram o plano macabro. Tudo que Zomim conseguiu foi uma temporada atras das grades e morte mesmo só do futuro político da filha que vai acabar pagando eleitoralmente pelo crime do pai.