Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paraíba recebe nota máxima de agência mundial por sua gestão fiscal

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O rating do estado da Paraíba, atestado pela S&P Global Ratings, uma das maiores agências de classificações de risco do mundo, foi elevado de brAA+ para brAAA. Com isso, esse é o quarto ano consecutivo que o estado alcança melhores posições, ano a ano. A nota atesta que o Governo do Estado continua fazendo uma gestão eficiente, com baixo endividamento, controle dos gastos e a destinação da poupança corrente para melhorar a qualidade de vida da população.

De acordo com o secretário de Planejamento do Estado, Gilmar Martins, a notícia mostra, mais uma vez, que a Paraíba é um porto seguro para os investimentos. “A elevação do rating do estado da Paraíba pela S&P, que nos últimos três anos havia conquistado o rating AA+, para o rating brAAA, ou seja, triplo A, sinaliza para o mercado, para os investidores, e para a população em geral, que o estado da Paraíba é um porto seguro para os investimentos. É um estado que tem baixo endividamento, que alcançou superávits primários nos últimos exercícios, possibilitando a geração de poupança corrente, destinada ao aumento dos investimentos em infraestrutura, tão necessários para o desenvolvimento socioeconômico da população”, ressaltou.

Anda segundo ele, as perspectivas também são de estabilidade nesse cenário, em função do desenvolvimento do Polo Turístico Cabo Branco com a construção de cinco resorts, bem como com a interiorização do turismo do estado.

Em nota para a imprensa, a S&P Global Ratings destaca o forte crescimento das receitas e as políticas fiscais prudentes como características que amparam o desempenho fiscal robusto da Paraíba. Ainda segundo a nota, “a perspectiva agora é estável, refletindo a nossa visão de que as necessidades de financiamento permanecerão baixas e estáveis à medida que o estado utiliza gradualmente as reservas de caixa acumuladas para implementar o seu programa abrangente de investimentos (capex)”.

Perspectiva estável – O rating também passa a considerar a Paraíba como estável – refletindo a visão de que “o elevado saldo de caixa da Paraíba oferece espaço para expandir os gastos de capital e reduzir gradualmente a lacuna no desenvolvimento da infraestrutura do estado. O desempenho da receita do estado provavelmente permanecerá forte, reforçado pelas políticas fiscais proativas da Paraíba e pelo recente aumento na alíquota do ICMS. Fortes fluxos de receitas sustentarão o aumento do capex e de outros gastos, mantendo, ao mesmo tempo, resultados fiscais positivos. Esperamos uma redução gradual do nível de endividamento do estado”, afirma a nota.

 

 

Imagem: Reprodução internet

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

18bd9ff91c351eb1c5acabe58386cabb

Inmet emite alertas de acumulado de chuvas para João Pessoa e outras 90 cidades da Paraíba

SMS_Dia_D_Poliomielite_Foto_Kleide_Teixeira_09-scaled

João Pessoa realiza ‘Dia D’ de vacinação contra poliomielite neste sábado

WhatsApp Image 2024-06-14 at 17.41.17

TCE-PB divulga número de servidores contratados nos municípios do Estado

e566060c-5de1-4ed1-8356-d3e59a96bccb

João Azevêdo inspeciona obras com investimentos de R$ 87,5 milhões em Princesa Isabel e Tavares

1718377352730

Sabadinho Bom tem Joca do Acordeon como atração neste fim de semana

IMG_6802-scaled

Alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participam de torneio de robótica neste sábado

WhatsApp Image 2024-06-14 at 15.00.05

Pré-cadastro de pessoas interessadas em doar sangue no Dia do Orgulho LGBT começa nesta sexta

polícia-militar-pm-paraíba

Concurso da PM e Bombeiros da Paraíba terá pelo menos mais 200 convocados

Cofeci - Emirados Árabes 2

Cofeci e Emirados Árabes iniciam intercâmbio voltado ao mercado imobiliário

Wellington Farias 2

Wellington Farias será homenageado no Caminhos do Frio em Serraria