Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Oposição elege Sandro Brito para presidente da Câmara de Taperoá

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O vereador Sandro Brito (PT) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Taperoá nesta sexta-feira, 26, por cinco votos a quatro, numa das eleições mais comentadas dos últimos tempos. O atual presidente, Ailton Paulo de Souza (PSDB), concorreu à reeleição, mas só contou com os quatro votos dos seus correligionários da situação.Vários taperoaenses lotaram a galeria da Câmara Municipal para acompanhar a votação.

Ailton tentou impedir de várias formas a eleição. Primeiro, quis evitar que o vereador José Humberto Cardoso retornasse de uma licença, já que ele havia expressado publicamente o seu voto na chapa da oposição. Em seguida, indeferiu a chapa dos seus concorrentes, alegando que um dos integrantes se enquadrava na Lei Estadual 9.227/2010, que impede que pessoas com condenação por órgão colegiado ocupem cargos no executivo estadual.

Diante disso, os vereadores da chapa vencedora impetraram dois mandados de segurança e o juiz da Comarca de Taperoá, Iano de Miranda dos Anjos, concedeu as duas liminares, garantindo tanto a participação da chapa encabeçada por Sandro Brito, quanto o direito de voto de José Humberto.

Inconformado, Ailton chegou a recorrer ao Tribunal de Justiça da Paraíba quanto ao retorno de José Humberto ao exercício do seu mandato. No entanto, a desembargadora Maria das Neves do Egito, assim como o juiz Iano Miranda, entenderam que o parlamentar licenciado tinha o direito de voltar ao cargo a qualquer momento.

Transparência – Durante o seu discurso, o vereador Sandro Brito prometeu moralizar e dar transparência ao legislativo municipal. Ele disse que na sua gestão não haverá nepotismo e que o prédio da Câmara Municipal será aberto todos os dias. “Quem vai promover a limpeza desta Casa não serei eu, nem a Justiça, mas sim o povo, já que daqui a dois anos todos nós seremos submetidos ao teste das urnas. Esse é o momento mais importante da minha vida”, disse.

Além de Sandro, a chapa vencedora é composta por Irandir Ferreira Vilar (vice-presidente), Adriano Monteiro de Farias (1 secretário) e Sileide Barreto (2 secretária). Irandir é do DEM e os outros três vereadores são filiados ao PSDB.

Sandro Brito tem 29 anos,é funcionário público federal, professor e estudante de Direito da Universidade Estadual da Paraíba. No ensino médio já se destacava como líder estudantil e mais tarde, na faculdade, esteve à frente de vários movimentos sociais. Em 2008 foi eleito vereador pela primeira vez, com 362 votos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica