Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Oposição elege Sandro Brito para presidente da Câmara de Taperoá

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O vereador Sandro Brito (PT) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Taperoá nesta sexta-feira, 26, por cinco votos a quatro, numa das eleições mais comentadas dos últimos tempos. O atual presidente, Ailton Paulo de Souza (PSDB), concorreu à reeleição, mas só contou com os quatro votos dos seus correligionários da situação.Vários taperoaenses lotaram a galeria da Câmara Municipal para acompanhar a votação.

Ailton tentou impedir de várias formas a eleição. Primeiro, quis evitar que o vereador José Humberto Cardoso retornasse de uma licença, já que ele havia expressado publicamente o seu voto na chapa da oposição. Em seguida, indeferiu a chapa dos seus concorrentes, alegando que um dos integrantes se enquadrava na Lei Estadual 9.227/2010, que impede que pessoas com condenação por órgão colegiado ocupem cargos no executivo estadual.

Diante disso, os vereadores da chapa vencedora impetraram dois mandados de segurança e o juiz da Comarca de Taperoá, Iano de Miranda dos Anjos, concedeu as duas liminares, garantindo tanto a participação da chapa encabeçada por Sandro Brito, quanto o direito de voto de José Humberto.

Inconformado, Ailton chegou a recorrer ao Tribunal de Justiça da Paraíba quanto ao retorno de José Humberto ao exercício do seu mandato. No entanto, a desembargadora Maria das Neves do Egito, assim como o juiz Iano Miranda, entenderam que o parlamentar licenciado tinha o direito de voltar ao cargo a qualquer momento.

Transparência – Durante o seu discurso, o vereador Sandro Brito prometeu moralizar e dar transparência ao legislativo municipal. Ele disse que na sua gestão não haverá nepotismo e que o prédio da Câmara Municipal será aberto todos os dias. “Quem vai promover a limpeza desta Casa não serei eu, nem a Justiça, mas sim o povo, já que daqui a dois anos todos nós seremos submetidos ao teste das urnas. Esse é o momento mais importante da minha vida”, disse.

Além de Sandro, a chapa vencedora é composta por Irandir Ferreira Vilar (vice-presidente), Adriano Monteiro de Farias (1 secretário) e Sileide Barreto (2 secretária). Irandir é do DEM e os outros três vereadores são filiados ao PSDB.

Sandro Brito tem 29 anos,é funcionário público federal, professor e estudante de Direito da Universidade Estadual da Paraíba. No ensino médio já se destacava como líder estudantil e mais tarde, na faculdade, esteve à frente de vários movimentos sociais. Em 2008 foi eleito vereador pela primeira vez, com 362 votos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

Carregador de armazem

Sine disponibiliza 521 vagas de emprego em João Pessoa a partir desta segunda

ataque gaza 140724 FOTO PCRS org humanitaria

Após novo ataque à Gaza, Lula diz que Israel segue sabotando processo de paz

Três homens são presos suspeitos de tráfico de drogas em Guarabira

Três homens são presos suspeitos de tráfico de drogas em Guarabira

entregador FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 533 vagas de emprego em 10 municípios paraibanos

onibus acidente sobrado br-230_

Ônibus que seguia para Vila Sítio São João tomba na BR-230, em Café do Vento

João Azevêdo entrega Casa da Cidadania do bairro do Bessa, em João Pessoa

João Azevêdo entrega Casa da Cidadania do bairro do Bessa, em João Pessoa

presidente lula FOTO fabio rodrigues pozzebom agencia brasil

Presidente Lula repudia atentado contra Donald Trump

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena premia 28 apostas da Paraíba

Nilvan discute prioridades para os jovens de Santa Rita durante plenária

Nilvan discute prioridades para os jovens de Santa Rita durante plenária

mulher FOTO Pixabay

Homem é preso suspeito de agredir e ameaçar esposa com arma em Brejo do Cruz