Oposição elege Sandro Brito para presidente da Câmara de Taperoá

O vereador Sandro Brito (PT) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Taperoá nesta sexta-feira, 26, por cinco votos a quatro, numa das eleições mais comentadas dos últimos tempos. O atual presidente, Ailton Paulo de Souza (PSDB), concorreu à reeleição, mas só contou com os quatro votos dos seus correligionários da situação.Vários taperoaenses lotaram a galeria da Câmara Municipal para acompanhar a votação.

Ailton tentou impedir de várias formas a eleição. Primeiro, quis evitar que o vereador José Humberto Cardoso retornasse de uma licença, já que ele havia expressado publicamente o seu voto na chapa da oposição. Em seguida, indeferiu a chapa dos seus concorrentes, alegando que um dos integrantes se enquadrava na Lei Estadual 9.227/2010, que impede que pessoas com condenação por órgão colegiado ocupem cargos no executivo estadual.

Diante disso, os vereadores da chapa vencedora impetraram dois mandados de segurança e o juiz da Comarca de Taperoá, Iano de Miranda dos Anjos, concedeu as duas liminares, garantindo tanto a participação da chapa encabeçada por Sandro Brito, quanto o direito de voto de José Humberto.

Inconformado, Ailton chegou a recorrer ao Tribunal de Justiça da Paraíba quanto ao retorno de José Humberto ao exercício do seu mandato. No entanto, a desembargadora Maria das Neves do Egito, assim como o juiz Iano Miranda, entenderam que o parlamentar licenciado tinha o direito de voltar ao cargo a qualquer momento.

Transparência – Durante o seu discurso, o vereador Sandro Brito prometeu moralizar e dar transparência ao legislativo municipal. Ele disse que na sua gestão não haverá nepotismo e que o prédio da Câmara Municipal será aberto todos os dias. “Quem vai promover a limpeza desta Casa não serei eu, nem a Justiça, mas sim o povo, já que daqui a dois anos todos nós seremos submetidos ao teste das urnas. Esse é o momento mais importante da minha vida”, disse.

Além de Sandro, a chapa vencedora é composta por Irandir Ferreira Vilar (vice-presidente), Adriano Monteiro de Farias (1 secretário) e Sileide Barreto (2 secretária). Irandir é do DEM e os outros três vereadores são filiados ao PSDB.

Sandro Brito tem 29 anos,é funcionário público federal, professor e estudante de Direito da Universidade Estadual da Paraíba. No ensino médio já se destacava como líder estudantil e mais tarde, na faculdade, esteve à frente de vários movimentos sociais. Em 2008 foi eleito vereador pela primeira vez, com 362 votos.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.