A Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), alerta sobre o prejuízo ao meio ambiente com o descarte incorreto do óleo comestível, usado em grande escala em residências, lanchonetes e restaurantes. O produto pode ser entregue na sede da Emlur para a destinação correta ou ainda a empresas que recebam o material e fazem reutilização.
“É importante que todos tenham cuidado no descarte desse produto. O descarte em pias, ralos ou bueiros podem prejudicar o encanamento das residências e, posteriormente, contaminar milhares de litros de água, causando danos ao meio ambiente”, argumenta Carol Estrela, coordenadora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) da Emlur.
Ela orienta que após o uso do óleo comestível, a população deve armazená-lo em um recipiente com tampa, a exemplo de uma garrafa de vidro ou uma garrafa PET. Depois de cheio, o recipiente deve ser destinado à coleta seletiva ou empresas que trabalhem no reuso desse material. “A população também pode entregar a garrafa na sede da Emlur, no Devar. Com essa atitude simples cada um pode descartar adequadamente esse produto que tem grande potencial de contaminação”, reforça Estrela.