Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O sacerdote é o homem da Palavra

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No último dia 11, na Festa do Apóstolo São Barnabé, tive a graça de ordenar sacerdotes seis jovens, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. Nessa ocasião festiva, pude compartilhar com os presentes sobre o que o povo espera da missão do sacerdote. A vocação sacerdotal é sempre um serviço a Deus em vista de um povo; o sacerdote coopera com a missão do Bispo – cabe-lhe, em comunhão com esse, o serviço de ensinar e de santificar o povo.

Mas afinal, o que o povo espera do padre? Quais as qualidades que o padre deve ter para servir a esse povo? O Apóstolo Barnabé, filho da Consolação, testemunha bem como deve ser o perfil de um sacerdote, se é que podemos falar dessa forma. O povo espera que os padres sejam homens bons e piedosos, cheios do Espírito Santo: “É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé” (At 11, 24). Aqui podemos vislumbrar o testemunho possível dos homens que se consagram a Deus e ao povo. Eles devem se encher do anúncio de Cristo, fazer primeiro a experiência da Palavra transformadora de Deus para depois comunicá-la aos homens e mulheres deste tempo.

O ministro de Deus não pode seguir a lógica perversa das ideologias, tão efervescentes na atualidade, mas deve seguir a lógica do Evangelho, deve ser homem bom, na gratuidade e no amor desinteressado, principalmente com os mais pobres e com não-amados. Sobre as qualidades sacerdotais, o próprio testemunho do Apóstolo citado abre-nos um caminho; a outra qualidade é a da piedade – o padre deve ser um homem consagrado cheio do Espírito Santo. Uma vida piedosa só pode ser marcada pela vivência diária da oração – sem essa vivência o padre não será fiel ao seu chamado. A oração é um dever, um feliz dever, forjado na relação amorosa com aquele que nos amou por primeiro. A oração é um dever de amor, um tratado de amizade com Deus, um dever que não pesa, mas consola e impulsiona para a santidade.

Por fim, todo sacerdote tem a missão de santificar o povo de Deus, e o faz pelo ofício da oração (celebração da Santa Missa), da visitação e do testemunho de homem consagrado para as coisas de Deus, em vista das coisas humanas. A Igreja confia aos sacerdotes também a missão de comunicar a Palavra de Cristo, de pregá-la com o compromisso dos valores da vida, da família e da paz. O sacerdote não deve ser um triste pregador que fala de si e de suas ideias, mas deve pregar e testemunhar o que a Igreja ensina por meio de seu magistério e de sua tradição.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul