Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O método Efraim Filho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Efraim Filho foi promovido. A partir de 2023 ele deixará a Câmara e passará a ocupar uma cadeira no Senado Federal. A vitória de Efraim, com 617.477 votos, tem alguns significados que merecem ser destacados.

Historicamente, a escolha dos candidatos ao Senado eram feitas dentro de gabinetes, pelo candidato ao Governo, pelo governador no mandato e pelas lideranças partidárias. A partir daí, o “ungido” era apresentado às demais lideranças do grupo e a campanha começava.

Efraim Filho quebrou essa lógica. Ele decidiu ser candidato ao Senado e botou o bloco na rua um ano e meio antes da eleição. Muita gente questionou e até mesmo desacreditou das chances do rapaz conseguir ser eleito. Ninguém é candidato de si mesmo. É verdade. Mas, o projeto de Efraim para além da política nos ensina como atingir um objetivo.

Você traça a meta. Anuncia onde você quer chegar. E aí vem a parte mais difícil. Viabilizar o seu intento. É nessa parte da busca pelo sonho que muita gente se perde.

No caso concreto, para deixar de ser candidato de si mesmo para ser viabilizado eleitoralmente, Efraim focou nos prefeitos e colocou em prática o que ele chamou de “pè na estrada”. Saiu catando o aval dos gestores municipais e depois de muito andar chegou a mais de 100. Com esse arcabouço ele insistiu para que o governador João Azevedo abraçasse a candidatura. João demorou como quem sinalizava que não estava interessado. Mas, Efraim não parou. Rompeu com João e encontrou em Pedro Cunha Lima o parceiro para manter a caminhada rumo ao Senado.

Do lado de João, Aguinaldo Ribeiro, o preferido, disse “Não, obrigada”. O governador partiu para um plano B menos de dois meses antes da eleição e essa correria favoreceu o candidato do União Brasil. Ricardo Coutinho que liderava todas as pesquisas não conseguiu ser considerado elegível a tempo das eleições e os eleitores do Mago possivelmente desembarcaram da candidatura dele literalmente em frente às urnas. Com as dificuldades dos outros, o projeto Efraim deu certo e ele se elegeu.

Desse episódio eleitoral, a gente entende que um sonho pode virar realidade. Para isso, não basta apenas sonhar. É fundamental elaborar um plano para chegar ao objetivo e persistir. Muitas dificuldades aparecerão pelo caminho, mas seguir em frente e manter o foco é boa parte do trabalho a ser feito. Efraim contou com a sorte? Em certa medida, sim. Mas, se não fosse o trabalho, o foguete não teria ido muito longe da base.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos