Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

“O ciúme é a véspera do fracasso”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Seria o ciúme alma gêmea do amor ou tão somente inferno astral dos amantes? Há uma linha tênue, dificultando a sua classificação e eventuais rótulos, mas uma coisa é certa: atire a primeira pedra quem nunca se viu tomado por tal sentimento, demasiadamente retratado no universo das artes e vivenciado na própria pele, por homens e mulheres, em diferentes fases da vida.

Cinema, teatro, literatura, música e a teledramaturgia mostram essa emoção sob vários aspectos. Do patológico e obsessivo ao normal, quando revela-se tão somente como mais uma nuance de cuidado e bem-querer, sem vislumbrar quaisquer formas de controle, manipulação, posse ou violência.

Nem todo mundo que sente ciúme é possessivo, apesar de todo possessivo ser ciumento e, na maioria das vezes, manifestar atitudes desproporcionais e invasivas. A exemplo de vasculhar pertences do outro (a), proibir amizades, ditar regras comportamentais e tentar controlar seu objeto de desejo de todas as maneiras.

​Gestos como esses devem acender sinais de alerta. Afinal, o ciúme doentio, na ficção ou realidade, pode custar a própria vida, ou pedaços dela jamais recuperados… São estragos psicológicos difíceis de serem mensurados, em meio às pressões causadas por desconfianças e abusividades.

​Predomina profundo desrespeito à individualidade, gerado por uma espécie de ansiedade de abandono e rejeição. Ante total incapacidade de administrar as próprias emoções, o ser humano simplesmente ultrapassa o limite do aceitável, trilhando caminhos responsáveis por muito mais descontentamento que felicidade.

​A despeito de acompanhar o indivíduo em inúmeras situações, desde a infância, o ciúme é uma armadilha difícil de ser administrada. Quando saudável, não machuca, controla, tampouco atrapalha a vida do outro ou de si próprio. Do contrário, se traduz em algo totalmente negativo, que nada tem a ver com zelo e motivação para investir na relação.

​O ciúme guarda semelhanças com a inveja, à medida em que relaciona-se a um objeto de desejo. A diferença é que a pessoa sente inveja daquilo que não possui, mas gostaria de ter. Enquanto o ciúme costuma ser de algo ou alguém que julga possuir, mas pode ser “roubado”.

​ De um jeito ou outro, a notícia boa é que o autoconhecimento e um tratamento psicológico adequado podem reverter o quadro de ciúme disfuncional. Assim, inicia-se um novo ciclo no relacionamento, onde não mais se estará à espreita, a fim de investigar cada suspiro do outro. E o ciúme exagerado será lembrado pelo casal apenas em forma de canção, como a de Roberto Carlos: “Entenda que o meu coração tem amor demais meu bem e essa é a razão do meu ciúme. Ciúme de você, ciúme de você, ciúme de você”. Ou como profunda advertência poética, professada na música de Alceu Valença: “O ciúme é a véspera do fracasso. E o fracasso provoca o desamor…”

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos