Na véspera da visita de Lula, Cícero diz que presidente é antimunicipalista

Durante uma entrevista hoje à tarde, o senador Cícero Lucena (PSDB) criticou a postura de "pouco caso do governo federal em relação aos municípios brasileiros". Na véspera da chegada de Lula à Paraíba, o tucano acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria trazer uma boa notícia para os gestores que vêm padecendo com sucessivas quedas nas receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

– Com atitudes deste tipo, o Governo Lula vem destruindo as bases do municipalismo no Brasil – denuncia Cícero Lucena, ao chamar atenção para o fato de que a equipe econômica do governo federal sempre procura o caminho mais “fácil”, do ponto de vista técnico: sacrifica os pequenos municípios para não ter de dar satisfação aos grandes grupos econômicos do ABC paulista.

O senador tucano refere-se à decisão do governo federal de aplicar reduções generosas do IPI para compra de automóveis, fazendo mimos com as finanças das montadoras e incentivando o consumo dos grandes conglomerados financeiros, comprometendo um imposto que diz respeito diretamente às receitas municipais.

“Para grandes municípios, o reflexo não é tanto, mas para as pequenas cidades que têm na receita do FPM uma válvula de escape para bancar o serviço público oferecido à população, isso é uma verdadeira tragédia”, avalia Cícero Lucena, lamentando, por outro lado, que o presidente Lula ao mesmo tempo se alie com um Governo do Estado que também persegue prefeituras.
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.