Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Na Polônia, Cartaxo assina carta-compromisso para construção de cidades inclusivas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Prefeitos de 72 cidades de praticamente todos os continentes, integrantes da rede de Cidades Criativas da Unesco (Organização para a Educação e a Cultura das Nações Unidas), reunidos na Cracóvia, nesta última semana, assinaram carta-compromisso nesta sexta-feira (15) reafirmando o papel estratégico da cultura e da criatividade na construção de cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participou de diversas mesas de debates e plenárias que resultaram na elaboração do documento.

Na Carta da Polônia, os prefeitos que integram a rede de Cidades Criativas reiteraram o compromisso com a missão de implementar no nível local políticas e projetos com o objetivo de concretizar a Agenda de 2030, assim como a nova agenda urbana, em parceria com a Unesco.

A Agenda de 2030 são os compromissos assumidos em 2015 por autoridades internacionais junto às Nações Unidas de, nos próximos anos, trabalharem pela erradicação da pobreza, proteção do planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. “As metas foram traçadas e estamos avançando na busca por soluções concretas. Recentemente, João Pessoa, junto com cidades da Região Metropolitana, alcançou a maior redução da extrema pobreza no País, uma queda de aproximadamente 25%”, mencionou.

O documento da Polônia acrescentou que se incluem nesses compromissos a promoção da diversidade e igualdade de gênero e o empoderamento da juventude.

O documento também reafirmou o fortalecimento da cooperação entre a rede de prefeitos da rede de Cidades Criativas e outras organizações internacionais consolidadas com o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas e a troca de novas experiências de governança.

Exemplo internacional – Após a aprovação da Carta, o prefeito Luciano Cartaxo se disse satisfeito com a troca de experiências que o Fórum Internacional de Cidades Criativas permitiu. “O Fórum foi rico em experiências que acabam mostrando que João Pessoa está rumo certo, quando a gestão investe em creche para crianças, habitação de boa qualidade, recuperação do Centro Histórico e projetos culturais e criativos como vem sendo desenvolvidos em torno do Celeiro”, observou Cartaxo.

O prefeito da Capital também comemorou o fato de ver João Pessoa participando positivamente de fóruns de intercâmbio mundial, ouvindo e conhecendo experiências, mas também apresentando políticas públicas que se tornaram exemplo para o mundo. “Estamos construindo e vamos continuar executando esse conjunto de programas e ações para que João Pessoa seja cada vez mais uma cidade referência no estímulo à cultura, à criatividade e à qualidade de vida”, destacou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos