Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Musculação ajuda a prevenir a hipertensão arterial, aponta estudo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A hipertensão arterial é responsável por 13,8% das mortes causadas por doenças cardiovasculares. Trata-se de uma doença multifatorial e pode ser desencadeada por fatores diversos, como sedentarismo, ingestão de alimentos ricos em sódio, obesidade, consumo de álcool e de tabaco. No Brasil, o percentual de adultos (pessoas acima de 18 anos) com diagnóstico médico de hipertensão chega a 26,3%. 

Estudo recente, feito por pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), mostra que ter uma rotina com treinamento de força é bom para a saúde de pessoas com hipertensão. Publicada na revista Scientific Reports, a investigação mostra que os exercícios de musculação podem ser uma importante ferramenta para o controle da pressão arterial.

Depois da realização do exercício de força, ocorre um fenômeno chamado de hipotensão pós-exercício resistido. Ou seja, há uma diminuição dos níveis de pressão arterial no organismo do indivíduo devido a atividades físicas como a musculação. Tal redução se dá na ordem de 5 mmHg, cerca de 20 ou 30 minutos após o exercício.

No caso da pesquisa da Unesp, realizada em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP), a conclusão é que exercícios de musculação, praticados com carga de moderada a vigorosa, dois ou três dias por semana, ao longo de pelo menos oito semanas, são uma boa estratégia para reduzir a pressão arterial.

Com base nesse estudo, hipertensos que fazem musculação podem abandonar os medicamentos? A resposta é “não”. Pessoas que tomam medicamentos para baixar a pressão arterial não podem abandonar a medicação prescrita e optar apenas pelos exercícios de musculação. Em resumo: a medicação não deve ser abandonada, porque a atividade física faz parte do tratamento não-medicamentoso.

A prevenção do aumento da pressão arterial pode ser um dos benefícios da musculação, mas outros estudos ainda são necessários. Recentemente, o treinamento de força entrou nas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, mas muito ainda deve ser investigado para que tenhamos evidências mais robustas.

De acordo com essas diretrizes, a combinação de fármacos ainda é a estratégia preferencial para a maioria dos hipertensos. Mais: pessoas hipertensas com comorbidades, sintomas ou que pretendem fazer atividades de alta intensidade ou competitivas devem se submeter à avaliação médica prévia.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino