Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MPE intervém e faz Governo garantir curso para PMs e Bombeiros

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba, através da Promotoria da Justiça Militar, firmou um termo de ajustamento (TAC) com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, o Comando-Geral da Polícia Militar, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PB), e com o Comando do Corpo de Bombeiros, objetivando a realização do curso para condutor de veículos de emergência aos motoristas policiais militares e bombeiros. O prazo máximo para o início do curso é de 30 dias.

De acordo com o promotor de Justiça Militar Ricardo Alex Almeida Lins, os veículos da PM e do Corpo de Bombeiros passaram a ser classificados como de emergência a partir da resolução 268/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), passando então a vigorar a exigência do curso especializado para os condutores. “Desde tal data o Estado da Paraíba não ofereceu o curso”, informou o promotor.

O termo estabelece que os cursos devem ser desenvolvidos na estrutura do Centro de Ensino da Polícia Militar, e em instalações similares no interior do Estado, mediante efetivação através do Detran-PB, PM e Bombeiros e que deve ser estendido a todos os policiais e bombeiros militares do Estado da Paraíba que desenvolvam atividade em serviço motorizado.

Também ficou ajustado que as autoridades gestoras PMs e dos Bombeiros, devem impor a realização do curso aos seus comandados, como dever de obediência subalterna à disciplina e à hierarquia.

Volta dos motoristas – Pelo termo assinado, os militares estaduais devem voltar imediatamente às suas funções de motoristas, sob pena de responsabilidade infracional. “A medida se dá em razão da paralisação de alguns motoristas de veículos policiais e bombeiros do Estado e da situação emergencial e de graves ameaças comprometimento da ordem pública que ocorre causada pela paralisação”, disse o promotor.

O termo foi assinado hoje pelo secretário de Segurança, Gustavo Gominho, pelo comandante-geral da PM. Coronel Wilde Monteiro, pelo superintendente do Detran-PB, coronel Américo Uchôa, e pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ricardo Rodrigues da Costa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais