Morre primeira vítima de gripe A na Paraíba

O estudante de 31 anos que estava internado no hospital Universitário Lauro Wanderley morreu às 2h da manhã de hoje. Este é o primeiro caso de morte de uma pessoa contaminada com a Influenza H1N1 em João Pessoa e no Nordeste. Na Capital, são 12 casos descartados, dois em monitoramento, cinco confirmados e um morto.

A diretora de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Julia Vaz, informou que o rapaz, que esteve em um congresso em Brasília começou a apresentar os sintomas da nova gripe no dia 21, um dia depois de retornar de viagem. “Ele era um paciente com histórico de doença respiratória. Tinha pneumopatia crônica e má formação congênita no tórax, o que dificultava a respiração”, explicou.

Para o velório e o enterro do rapaz, Julia Vaz explicou que algumas medidas devem ser adotadas, segundo recomendações do Ministério da Saúde. “As pessoas que manusearem o corpo seja no hospital ou para a preparação do velório têm que utilizar capote, mascara N95, luvas e óculos de proteção. Além disso, o caixão tem que permanecer fechado durante o velório. Quem comparecer ao enterro ou velório não precisa usar máscara ou qualquer outro tipo de proteção”, esclareceu.

A SMS esta fazendo uma série de palestras sobre como proceder para evitar o contágio com o vírus e como proceder diante de uma pessoa que tenha suspeita de contaminação com o H1N1. Na sexta-feira, foi realizada palestra com representantes dos hospitais que funcionam em João Pessoa e na segunda, com diretores de escolas particulares.

Hoje, quem recebe as orientações são os funcionários da SMS. Ainda esta semana acontecem palestras para os funcionários da Estação Ciência, diretores e professores de Escolas Municipais e Centro de Referência da Educação Infantil (Creis) e representantes de Instituições de longa permanência de idosos. Quem tiver alguma dúvida sobre a nova gripe pode ligar para o telefone gratuito da SMS, que é o 0800 282 7959.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.