Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ministros prestigiam posse de Fátima Bezerra na presidência do TRE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará e o desembargador Silmar Fernandes, vice-presidente, compareceram hoje à tarde ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba para prestigiar a posse da desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão como presidente do TRE da Paraíba. Além de Laurita, primeira mulher a presidir o STJ, os ministros Herman Benjamin, Benedito Gonçalves, Maria Claudia Bucchianeri e Fátima Nancy Andrighi participaram de maneira remota da solenidade. Também estiveram na sessão solene iniciada às 15h30 o governador do Estado, João Azevêdo (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), o prefeito da capital, Cícero Lucena (PP), o presidente da OAB-PB, Harrison Targino e diversas outras autoridades.

Fátima Bezerra Maranhão é a segunda mulher a presidir a corte eleitoral paraibana. Maria das Graças Morais Guedes foi a primeira. Fátima foi ainda a primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça da Paraíba. E o protagonismo feminino foi ressaltado na saudação feita à nova presidente pelo juiz Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho.

“A senhora é uma mulher de profunda religiosidade e isso marca sua personalidade. Também é atenta a como pode colaborar com seus colegas e convida a todos a uma gestão participativa e não fica apenas na coordenação, mas bota a mão na massa”, disse a procuradora regional eleitoral, Acácia Suassuna, também a primeira mulher representante do MPF no TRE-PB.

Em entrevista à imprensa, a nova presidente do TRE paraibano disse que sua posse era simbólica para o protagonismo feminino: “Quando venho ocupar a cadeira de presidente do TRE, eu divido essa honra com todas as mulheres trabalhadoras desse estado”.

Fátima evitou anteriormente assumir a presidência do TRE paraibano em virtude de seu casamento com um político influente no Estado: o senador José Maranhão, que faleceu vítima de complicações da Covid-19 em fevereiro de 2021. “Eu só estou hoje na presidência do TRE porque José Targino Maranhão está no plano espiritual, mas eu preferia não estar aqui, mas tê-lo ao meu lado. Mas, sou grata a Deus, que sabe de tudo. Eu ficava sempre observando a caminhada dele como deputado, governador e senador e recuava às vezes na minha”, comentou a presidente. “Estou aqui para servir”, enfatizou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada