Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MEC e Unesco destacam programa de qualificação de professores de EJA

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A cidade de João Pessoa está sediando, nesta quarta-feira (14), a quarta e última reunião do ano da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (Cnaeja). No evento, representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Unesco elogiaram o trabalho de qualificação de alfabetizadores paraibanos, através de programa desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O objetivo do encontro – que se estende até as 18h desta quarta, no hotel Imperial, em Tambaú – é avaliar as atividades de educação de jovens e adultos (EJA) desenvolvidas em todo o País durante 2011, e pensar ações estratégicas para o próximo ano.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Afonso Scocuglia, a Paraíba é hoje referência em educação de jovens e adultos e, por isso, João Pessoa foi a cidade escolhida para sediar a reunião. "É um privilégio para nós receber a Comissão aqui. Trata-se de uma reunião que congrega tanto o que está acontecendo em nível nacional quanto às novidades que estamos desenvolvendo em nosso Estado. E os integrantes da Comissão estão muito receptivos com o que apresentamos de novidades”, revelou.

De acordo com o diretor de Políticas de Alfabetização de Jovens e Adultos, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Mauro José da Silva, em geral, ações de EJA não têm recebido, pelo Brasil afora, a atenção e o respeito que merecem, por parte dos gestores municipais e estaduais. "Na Paraíba, contudo, a gente percebe que tem acontecido uma compreensão da importância estratégica da EJA para o Estado”, destacou.

Qualificação – Segundo Mauro José da Silva, algumas iniciativas adotadas pela Secretaria de Estado da Educação, como a articulação da qualificação profissional dos alfabetizadores por meio de programas desenvolvidos pela UEPB e do próprio público do Brasil Alfabetizado, são exemplos positivos para todo o Brasil. "Isso demonstra preocupação com qualidade e que o Estado está pensando de forma diferente, dando significância de aprendizado a essas pessoas que estão aprendendo a ler e escrever”.

O coordenador do Programa de Educação da Unesco, Paolo Fontini, também reforçou que as ações desenvolvidas pelo Governo da Paraíba voltadas para alfabetização e educação de jovens e adultos no Estado, em 2011, foram avaliadas como de grande importância por todos os integrantes da Comissão. "Sabemos que a qualidade dos educadores e dos coordenadores de alfabetização é um problema em todo o País. Então, a Paraíba está mostrando um exemplo muito interessante de como podemos utilizar pessoas muito melhor formadas neste processo. A ação tem que ser avaliada, mas nos parece muito interessante”, disse.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel