Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Luiz Couto testemunha sobre desaparecimento de agricultor na Corte Interamericana de Direitos Humanos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Luiz Couto, enquanto reconhecido defensor dos Direitos Humanos e por ter atuado em vários casos de violação de direitos relacionados à violência no campo, é testemunha em processo que trata do desaparecimento do agricultor Almir Muniz da Silva, em julgamento na Corte Interamericana de Direitos Humanos, que ocorrerá nesta sexta-feira (9), em San José, na Costa Rica.

Luiz Couto prestou depoimento em 26 de janeiro como testemunha não presencial, trazendo à luz o contexto de violações de direitos humanos relacionadas a questões agrárias.

No caso, a corte julgará a denúncia por omissão e falta de responsabilização do Estado sobre o desaparecimento forçado de Almir Muniz, em 2002, trabalhador rural e defensor dos direitos dos trabalhadores rurais. O tribunal também examinará, nesta quinta-feira (8), o caso do assassinato do trabalhador rural Manoel Luiz da Silva, ocorrido há 27 anos.

Ambos os casos ocorreram no estado da Paraíba e foram denunciados pela Justiça Global, Comissão Pastoral da Terra da Paraíba, Dignitatis, e pela Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Almir Muniz, no caso do defensor de direitos humanos.

 Contexto de Violências na Paraíba

Luiz Couto participou de várias CPIs que abordaram denúncias e violações de direitos humanos enfrentados pelos trabalhadores rurais e camponeses entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000 na Paraíba, como a CPI da Pistolagem e Violência no Campo e a CPI sobre os Grupos de Extermínio no Nordeste.

Caso Almir Muniz: Líder Rural e Defensor dos Direitos Humanos

O desaparecimento de Almir Muniz em 29 de junho de 2002, aos 40 anos, tornou-se um símbolo da vulnerabilidade dos defensores de direitos humanos no Brasil. Almir, líder rural paraibano, enfrentou ameaças de morte praticadas por um policial e administrador de terras na região, devido à sua atuação na luta pela terra e pelos direitos humanos.

O inquérito policial só foi oficialmente instaurado após intervenção da família e da Comissão Pastoral da Terra. O desaparecimento de Almir, enquanto voltava para casa com seu trator, permanece sem solução, suspeitando-se que tenha sido brutalmente executado. Este caso ressalta a impunidade persistente, mesmo após anos de tramitação no sistema legal brasileiro, e agora enfrenta julgamento em âmbito internacional.

“O fato desses casos serem examinados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, deixa o Brasil sob observação mundial, mostrando a necessidade de medidas eficazes para lidar com a violência contra os defensores de direitos humanos e trabalhadores rurais no país”, observa Luiz Couto.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino