Neste ano a Campanha da Fraternidade está completando 60 anos. O deputado federal Luiz Couto foi à tribuna da Câmara Federal e ressaltou a importância do tema e a vivência da campanha para a sociedade brasileira.
Luiz Couto enfatizou a contribuição de Dom Helder Câmara em 1964, então secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Campanha tem o objetivo de conversão e também de ações concretas em torno do tema em discussão.
“A Campanha da Fraternidade tem por objetivo sensibilizar e motivar a comunidade católica a refletir e agir sobre questões sociais e culturais que afetam os cidadãos brasileiros. Ademais, busca conscientizar e mobilizar a sociedade em torno de temas relevantes para a construção de um mundo justo e fraterno. O ano de 2024 é um ano de júbilo para a Igreja Católica no Brasil, quando comemoramos os 60 anos da Campanha da Fraternidade. Em 1964, como resultado do esforço do saudoso arcebispo Dom Helder Câmara, um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e ardoroso defensor dos direitos humanos durante o período da ditadura militar, a Campanha, outrora regionalizada, passou a ser nacional. Desde então, tem cumprido o propósito de promover ações evangelizadoras, mobilizando a Igreja e os fiéis no Brasil durante o período da Quaresma”, disse Couto em seu discurso na tribuna da Câmara.