Entrou em tramitação, nesta segunda-feira (24,04), na Câmara dos Deputados, Projeto de Lei que institui o dia 26 de Julho como o “Dia Nacional do Coco de Roda, da Ciranda e da Mazurca” em todo o Brasil. A propositura foi apresentada pelo deputado federal Luiz Couto (PT/PB).
O deputado destacou que o coco de roda, a ciranda e a mazurca são folguedos presentes em vários estados da região nordeste do Brasil, como Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Alagoas e Maranhão.
Ele lembrou ainda que a aprovação do PL releva a importância de se valorizar a Cultura Popular e seus mestres, como nomes importantes do coco de roda, da ciranda e da mazurca: Lia de Itamaracá, Jackson do Pandeiro, Mazurca de Agrestina e Mestra Penha, que são ícones da música popular brasileira e indispensáveis para o reconhecimento e perpetuação da nossa cultura.
“Tais manifestações são práticas culturais de diferentes povos que compõe nossa nação, como dos povos indígenas, dos quilombolas e do povo de terreiro. Fazem parte do cotidiano e das festividades comemorativas durante todo o ano e trazem nas letras das músicas, cantos de trabalho, lamentações, celebrações e memórias coletivas parte do acervo de domínio público que de forma atemporal marcam a identidade de grande parte do povo brasileiro”, justificou Luiz Couto em seu PL.
Por reivindicação do Fórum Cultural do Coco de Roda e Ciranda da Paraíba, o dia 26 de julho já foi instituído no município de João Pessoa/PB como o Dia Municipal do Coco de Roda e Ciranda, através da Lei nº 13.985, de 20 de julho de 2020, e no Estado da Paraíba pela Lei nº 11.959, de 20 de maio de 2021. Tais manifestações são também reconhecidas como patrimônio imaterial da Paraíba, por meio da lei 11.948, de 10 de maio de 2021.