Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Livraria A União lança nesta quarta livro sobre a barbárie de Queimadas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O livro-reportagem Era apenas um presente para o meu irmão – A barbárie de Queimadas, de Bruno Ribeiro, será lançado nesta quarta-feira (23), às 19h, na Livraria A União, em João Pessoa. O livro aborda o estupro coletivo e o assassinato de duas mulheres, que chocaram a cidade de Queimadas, na Paraíba, em 2012. Com a obra, Bruno Ribeiro ganhou o Prêmio Todavia de Não-Ficção, em 2020.

A “Barbárie de Queimadas” é como ficou conhecido o crime de estupro coletivo seguido da morte de duas mulheres, em 2012, na cidade de Queimadas. Para recontar essa história, Bruno Ribeiro entrevistou mais de 100 pessoas, numa tentativa não apenas de reconstruir o crime, mas de entender seus impactos e suas consequências. Dando voz às vítimas, aos familiares, aos moradores da cidade e a policiais e investigadores, o autor apresenta um relato dolorido que é também uma história sobre justiça e solidariedade.

Chegar ao resultado final, após um denso processo de levantamento das informações e entrevistas, não foi fácil. Bruno conta que “a apuração começou no dia 17 de janeiro de 2019. A partir dali a escrita se iniciou também. A priori seria um roteiro audiovisual de ficção, mas conhecer a história real de perto me inquietou a tal ponto que decidi escrever um livro-reportagem. O processo foi árduo”. Por outro lado, ressalta que suas expectativas são as melhores possíveis. “O livro demorou a sair, pois essas questões de publicações levam tempo mesmo. Então, estou bem ansioso para que esta obra caia na mão dos leitores”, acrescenta.

Bruno Ribeiro tem outros livros lançados e, inclusive, vai estar na programação na Bienal do Livro, que acontece de 1 a 10 de setembro, no Rio de Janeiro. É escritor, tradutor e roteirista. Mestre em Escrita Criativa pela Universidad de Tres de Febrero, em Buenos Aires, é autor de, entre outros, Glitter (Moinhos, 2019), Como Usar um Pesadelo (Caos e Letras, 2020), Porco de Raça (Darkside Books, 2021) e o ainda inédito O Dono e o Mal (Alfaguara). Além do Todavia de Não-Ficção, recebeu os prêmios Brasil em Prosa, Machado DarkSide Books, e foi finalista do Prêmio Jabuti.

O lançamento vai contar com bate-papo com a jornalista Tatyana Valéria, do Paraíba Feminina e repórter do jornal A União. Taty participou do livro e fará a apresentação da obra, que estará à venda no evento de lançamento e continuará disponível na Livraria A União.

Serviço

Lançamento: Livro ‘Era apenas um presente para o meu irmão – A barbárie de Queimadas’
Data: 23/08 (quarta-feira)
Hora: 19h
Local: Livraria A União, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa
Preço do livro: R$ 74,90

 

Foto do autor: Marcinha Lima

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos