Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Lei de Inteligência na Segurança Pública é regulamentada na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O Diário Oficial da edição do dia 30 de julho publicou o decreto que regulamenta a criação do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública na Paraíba. A Lei Estadual de número 10.338/14 está inserida no Sistema Brasileiro de Inteligência, que foi criado em 1999. A lei consiste em um sistema que possa realizar de forma permanente o processamento de dados, visando à produção de conhecimentos relativos à criminalidade e à violência no Estado. Além disso, a ideia é ampliar, integrar e aperfeiçoar o conhecimento das ações dos diversos órgãos de inteligência, no âmbito da administração pública estadual e federal.
 
Para o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, a lei de inteligência valorizará ainda mais a integração entre as Polícias e o Judiciário, contribuindo para uma investigação rigorosa de criminosos bem como a punição dos mesmos. “Com o sistema vamos criar uma doutrina de inteligência policial que possa articular e se comunicar entre os órgãos da Segurança Pública (Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e o Sistema Prisional) e assim interagir com outros órgãos como Receita Federal e Estadual, Ministério Público. Outra vantagem é a sistematização das informações, por meio de um banco de dados. Tudo isso contribui para uma repressão qualificada. A ideia é fazer uma polícia muito mais inteligente, com mais funcionalidade, com a reunião de provas, de materialidade que dê substância ao inquérito, contribuindo com o poder Judiciário”, explicou.
 
Registrado como Sistema Estadual de Inteligência de Segurança e da Defesa Social da Paraíba (SEINSDS), fica exigido o funcionamento de agências de inteligência voltadas para o exercício permanente e sistemático de ações especializadas na produção de conhecimentos para prever, prevenir e reprimir atos delituosos de qualquer natureza ou relativos a outros temas de interesse da segurança pública e da defesa social da Paraíba. O SEINSDS será um sistema integrado, formado por subsistemas correspondentes, como é o caso da Inteligência da Polícia Civil, a Unidade da Polícia Militar e também o Sistema Prisional, o Corpo de Bombeiros e a Casa Militar.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Anteriores

danielaabrasel

Abrasel-PB e Daniela Ribeiro debatem Programa de Retomada do Setor de Eventos

adrianoefabio

PSDB ingressa no STF contra eleição de Galdino e depois desiste

noitedaliteratura (1)

João Azevêdo prestigia “Noite da Literatura Paraibana”

leoabica (1)

Parque Zoobotânico Arruda Câmara é opção de lazer no Dia do Trabalhador

venezianopc

Veneziano articula e Senado autoriza empréstimo de US$ 52 milhões para Campina Grande

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira