Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Jornalismo sob o cerco digital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Dia Mundial da Imprensa é comemorado em 3 de maio. Para celebrar a data em 2022, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) escolheu o tema “Jornalismo sob cerco digital”, que será debatido entre os dias  2 e 5 de maio no Uruguai, durante a Conferência Global anual do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Na ocasião, o foco dos debates será o impacto da era digital na liberdade de expressão, na segurança dos jornalistas, no acesso à informação e na privacidade

O mote adotado em 2022 pela Unesco é bem mais que necessário, principalmente aqui no Brasil onde o número de agressões a jornalistas e a veículos de comunicação deixa indignados todos os que prezam pela democracia e a liberdade de expressão. Em tempo: a liberdade de expressão, prevista na Constituição Federal, não abarca violências e ameaças.

Dados de relatório divulgado recentemente pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) mostram que, em 2021, foram registrados 430 ataques à liberdade de imprensa; dois a mais que no ano anterior (428), o que representa um aumento de 0,47%.

Lançando um olhar para o passado recente, fica claro que a onda de violência no ambiente informacional aumentou muito nos últimos anos. Ainda conforme a Federação Nacional dos Jornalistas, em 2019, o número de casos de ataques a veículos de comunicação e a jornalistas chegou a 208 (um incremento de 54,07% em relação a 2018). Já em 2020, houve 428 episódios de violência, o que representou 105,77% a mais que em 2019.    

Dentre os casos relatados no documento da Fenaj em 2021, há assassinatos, agressões físicas, agressões verbais/ataques virtuais, ameaças/intimidações, ataques cibernéticos, atentados, censuras, cerceamento à liberdade de imprensa por ações judiciais, descredibilização da imprensa, detenções/prisões, impedimento ao exercício profissional, injúria racial/racismo e violência contra a organização dos trabalhadores/ou sindical.

De acordo com a Unesco, o dia 3 de maio serve como lembrete aos governos da necessidade de respeitar seu compromisso com a liberdade de imprensa. “Também é um dia de reflexão entre os profissionais da mídia sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional”, registra publicação da entidade.

Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a data também é importante por ser um dia de apoio aos meios de comunicação que são alvos da restrição ou abolição da liberdade de imprensa bem como um dia de memória para os jornalistas que perderam a vida em busca de uma história.

O ambiente informacional é democrático, não pode conter mordaças para favorecer a autoridade de ocasião. Usando uma expressão dita pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na abertura da Cúpula Internacional pela Democracia, em 2021, lembro que precisamos “cerrar fileiras”, para conter o avanço do autoritarismo e da ameaça à liberdade de imprensa no Brasil e no mundo. Sempre, sempre, sempre. 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica