Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Pessoa tem média de 29 mm de chuvas em 24 horas, mas sem ocorrências graves

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

João Pessoa registrou média de 29,08 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas – até as 16h desta terça-feira (16). A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) registrou algumas ocorrências relacionadas às chuvas, a maioria de alagamentos pontuais. As equipes seguem em alerta, monitorando as áreas de risco, como barreiras, encostas e margens de rios.

O coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, afirmou que as ações preventivas realizadas pela Compdec-JP e pelos demais órgãos da gestão municipal têm evitado grandes transtornos para a população neste período de maior incidência de chuvas. “Nós realizamos um trabalho de prevenção que tem surtido efeito. Os rios estão mantendo boa fluidez e sem sinais de transbordamento até o momento, assim como a rede de drenagem está suportando as atuais condições, embora tenham ocorrido alagamentos em alguns pontos, mas que escoam tão logo as chuvas cessem”, destacou.

Precipitações – A maior precipitação foi registrada no bairro do Cristo, onde choveu 41 mm, seguido do Centro, com 36,6 mm, e Grotão, com 34mm. O menor índice foi no bairro de Manaíra, onde choveu 15,8 mm.

Previsão – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta terça-feira (16), aviso metereológico com previsão de chuvas de 20 mm e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta é válido até as 10h da quarta-feira (17).

Orientações – Em caso de chuvas fortes, as pessoas devem adotar medidas de segurança, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade.

A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de ocorrência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo WhatsApp 98831-6885, telefone 199 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.

Trânsito – Para reduzir os transtornos provocados à mobilidade urbana, por conta do acúmulo de água em alguns trechos da cidade, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realiza vídeomonitoramento através das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (Cott). Até as 15h desta terça-feira (16), nenhum sinistro de trânsito foi registrado devido às chuvas.

Equipes em campo atuaram no entorno do Viaduto do Cristo (entre os bairros Água Fria, José Américo e Cristo) e na lateral da Cidade da Polícia (Geisel), locais que registram congestionamento por conta de trechos alagados.

Além de disponibilizar o WhatsApp 98760-2134 para que a população envie mensagem e informe qualquer situação de urgência de trânsito, a Semob-JP também utiliza as redes sociais @semobjp (Instagram) e @transitosemobjp (“X”, antigo Twitter) para orientar os condutores em dias chuvosos, visando colaborar com a segurança viária de todos. Entre essas dicas estão: manter a velocidade reduzida; acionar os faróis; não passar em áreas alagadas e respeitar todas as sinalizações.

Infraestrutura – Equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também foram mobilizadas para atuar em pontos da cidade durante o período de chuvas registrado nesta terça-feira (16). Foram realizados serviços de manutenção de limpeza e desobstrução de galerias com remoção de entulhos em locais como Timbó, Expedicionários, Centro, Funcionários, Cruz das Armas, Cabo Branco, Tambaú, Bessa e Manaíra.

Esse serviço contribui para o escoamento da água, evitando alagamentos e sanando problemas em pontos onde foram registrados acúmulo de água.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

sergioequeoriga

“Quero Quero” e o discurso contraditório do “agora é oficial”

gleisi1

PT deve anunciar na segunda que postura adotará nas eleições deste ano

matheusmnachtergaele

FestincineJP: saiba tudo sobre festival que vai exibir 42 filmes gratuitos

farmaciairregular (1)

Farmácias irregulares são interditadas em Araruna e Cacimba de Dentro

vacina seringa FOTO Pixabay

Paraíba registra sexta maior taxa de vacinação contra a Covid-19, no primeiro trimestre de 2023

arroz FOTO marcello casal jr agencia brasil

Governo Federal autoriza compra de 1 milhão de toneladas de arroz

chuva FOTO Pixabay

Inmet alerta para chuvas intensas na Grande João Pessoa e Litoral Norte e Sul

atos golpistas 8 de janeiro FOTO marcelo camargo agencia brasil

PRF prende envolvido nos atos golpistas de 8 de janeiro que tentava fugir para a Argentina

preso FOTO Pixabay

Suspeito de aplicar golpe em venda de carro na Paraíba é preso em Maceió

quina sao joao FOTO marcello casal jr agencia brasil

Mega-Sena sorteia prêmio R$ 47 milhões e começam apostas da Quina de São João