Cláudia Carvalho

Cláudia Carvalho é editora e diretora do ParlamentoPB, jornalista e radialista, mestre em Jornalismo Profissional pela UFPB
Cláudia Carvalho

João lidera nas pesquisas, mas vantagem não é confortável

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Tem aquele ditado que diz que quando não é oito é oitenta? Bom, ele se aplica às pesquisas eleitorais na Paraíba. Nesta campanha, ao contrário do que aconteceu em eleições anteriores, chegamos ao mês de agosto, passamos das convenções e nenhum levantamento sobre a tendência de voto havia sido divulgado. Pois bem, ontem, duas pesquisas tiveram seus resultados anunciados na Paraíba. A Datavox feita a pedido do PB Agora e a BIG Time Real Data, encomendada pela TV Record.

As duas colocam o governador João Azevedo do PSB na dianteira. Na DataVox, João tem 28,6 % das intenções de voto na modalidade estimulada. Já na Real Time Big Data, o governador desponta com 29% também na estimulada.

Os dois levantamentos mostram que um segundo turno nas eleições estaduais é praticamente certo. O que não está definido é que adversário João vai encarar na segunda fase do pleito, em 30 de outubro.

Pelo que mostra o instituto Datavox, o segundo lugar cabe ao candidato do PSDB, Pedro Cunha Lima , com 16,5%. Nilvan Ferreira (PL) tem 12,8% e Veneziano Vital do Rêgo (MDB) tem 12,5% dos votos. Um dado muito preocupante principalmente para o governador é o número de Indecisos que somam 20%, capaz de desequilibrar totalmente a eleição.

Já o Real Time Big Data mostra tudo embolado na disputa pelo segundo lugar. Nilvan Ferreira tem 15%, Pedro Cunha Lima e Veneziano Vital aparecem com 14% cada. Nesse levantamento, os indecisos são 14%. Mas, o Big Data também fez outra abordagem de maneira espontânea em que o resultado é bem parecido na colocação dos candidatos. João lidera e os adversários do PL, PSDB e MDB ficam embolados na briga pelo segundo lugar. Mas, um dado incrível é o percentual de indecisos aferido nesta modalidade: São 47% os que disseram que não sabem em quem vão votar.

Finalmente, um aspecto da Big Data aponta Veneziano Vital do Règo como o adversário mais difícil para o governador. Isso porque a pesquisa apresentou aos entrevistados um outro cenário em que são citados aos eleitores os presidenciáveis que apoiam os candidatos ao Governo da Paraíba. Nessa situação, Veneziano tem 29% quando seu nome é atrelado ao de Lula (PT). Com o apoio de Bolsonaro (PL), Nilvan Ferreira alcança 23%, e Pedro Cunha alcança 12% com o apoio de Ciro Gomes (PDT). A candidatura de João Azevêdo é independente, nesse cenário, mesmo sem apoio, ele tem 25% das intenções de voto.

Para resumir esse retrato de momento, a liderança de João Azevedo, que é governador, já era esperada. Ele é um candidato natural desde que chegou ao Palácio da Redenção. Mas, a vantagem que ele tem sobre os adversários não é confortável. Ao contrário do que aconteceu em 2018, quando a eleição foi resolvida em primeiro turno, João terá que suar muito a camisa para vencer, especialmente se seu oponente no segundo turno for Veneziano, que conta com o agora turbinado apoio de Lula. O horário eleitoral gratuito começa sexta e com ele a maioria do eleitorado do Estado desperta para a campanha propriamente dita. É a partir desta data que muitos indecisos vão formando suas opiniões sobre cada um dos candidatos. Resta saber o que eles vão apresentar no rádio, tv, nas ruas e nas redes sociais. A próxima pesquisa já tem data marcada para sair. Segunda-feira. E ela vai mostrar um panorama das impressões dos paraibanos sobre os oito candidatos ao Governo da Paraíba depois de iniciado o horário eleitoral.

MAIS LIDAS

Casal encontrado morto em carro pode ter sido intoxicado por monóxido de carbono

Depois de pregação, Bispo de Guarabira é agredido verbalmente na sacristia da igreja

Aluna e professor são encontrados mortos dentro de carro em Guarabira

adrotate banner="232"