Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João lidera nas pesquisas, mas vantagem não é confortável

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Tem aquele ditado que diz que quando não é oito é oitenta? Bom, ele se aplica às pesquisas eleitorais na Paraíba. Nesta campanha, ao contrário do que aconteceu em eleições anteriores, chegamos ao mês de agosto, passamos das convenções e nenhum levantamento sobre a tendência de voto havia sido divulgado. Pois bem, ontem, duas pesquisas tiveram seus resultados anunciados na Paraíba. A Datavox feita a pedido do PB Agora e a BIG Time Real Data, encomendada pela TV Record.

As duas colocam o governador João Azevedo do PSB na dianteira. Na DataVox, João tem 28,6 % das intenções de voto na modalidade estimulada. Já na Real Time Big Data, o governador desponta com 29% também na estimulada.

Os dois levantamentos mostram que um segundo turno nas eleições estaduais é praticamente certo. O que não está definido é que adversário João vai encarar na segunda fase do pleito, em 30 de outubro.

Pelo que mostra o instituto Datavox, o segundo lugar cabe ao candidato do PSDB, Pedro Cunha Lima , com 16,5%. Nilvan Ferreira (PL) tem 12,8% e Veneziano Vital do Rêgo (MDB) tem 12,5% dos votos. Um dado muito preocupante principalmente para o governador é o número de Indecisos que somam 20%, capaz de desequilibrar totalmente a eleição.

Já o Real Time Big Data mostra tudo embolado na disputa pelo segundo lugar. Nilvan Ferreira tem 15%, Pedro Cunha Lima e Veneziano Vital aparecem com 14% cada. Nesse levantamento, os indecisos são 14%. Mas, o Big Data também fez outra abordagem de maneira espontânea em que o resultado é bem parecido na colocação dos candidatos. João lidera e os adversários do PL, PSDB e MDB ficam embolados na briga pelo segundo lugar. Mas, um dado incrível é o percentual de indecisos aferido nesta modalidade: São 47% os que disseram que não sabem em quem vão votar.

Finalmente, um aspecto da Big Data aponta Veneziano Vital do Règo como o adversário mais difícil para o governador. Isso porque a pesquisa apresentou aos entrevistados um outro cenário em que são citados aos eleitores os presidenciáveis que apoiam os candidatos ao Governo da Paraíba. Nessa situação, Veneziano tem 29% quando seu nome é atrelado ao de Lula (PT). Com o apoio de Bolsonaro (PL), Nilvan Ferreira alcança 23%, e Pedro Cunha alcança 12% com o apoio de Ciro Gomes (PDT). A candidatura de João Azevêdo é independente, nesse cenário, mesmo sem apoio, ele tem 25% das intenções de voto.

Para resumir esse retrato de momento, a liderança de João Azevedo, que é governador, já era esperada. Ele é um candidato natural desde que chegou ao Palácio da Redenção. Mas, a vantagem que ele tem sobre os adversários não é confortável. Ao contrário do que aconteceu em 2018, quando a eleição foi resolvida em primeiro turno, João terá que suar muito a camisa para vencer, especialmente se seu oponente no segundo turno for Veneziano, que conta com o agora turbinado apoio de Lula. O horário eleitoral gratuito começa sexta e com ele a maioria do eleitorado do Estado desperta para a campanha propriamente dita. É a partir desta data que muitos indecisos vão formando suas opiniões sobre cada um dos candidatos. Resta saber o que eles vão apresentar no rádio, tv, nas ruas e nas redes sociais. A próxima pesquisa já tem data marcada para sair. Segunda-feira. E ela vai mostrar um panorama das impressões dos paraibanos sobre os oito candidatos ao Governo da Paraíba depois de iniciado o horário eleitoral.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos