Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Azevêdo participa de abertura do Maio Amarelo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador João Azevêdo participou, nesta quinta-feira (4), da abertura oficial do Movimento Maio Amarelo na Paraíba, que este ano completa 10 anos e tem como tema “No trânsito, escolha a vida!”. A ação tem o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos nas vias e rodovias e envolver a sociedade em ações de conscientização sobre a segurança no trânsito.

A solenidade ocorreu no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), em João Pessoa, e contou com uma apresentação musical da cadeirante Carol Vieira e palestra “Respeito à legislação de trânsito”, proferida pelo agente da Operação Lei Seca, Wilham Alves. A programação alusiva ao Maio Amarelo prevê até o final do mês ações como palestras em escolas, blitz educativa e corrida.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual chamou a atenção para o elevado número de acidentes de trânsito que resultou em aproximadamente 100 mil atendimentos nos últimos quatro anos nos Hospitais de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, e Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. “Nós precisamos conscientizar a população sobre a importância da educação no trânsito e, enquanto sociedade, fazer um esforço muito grande para que o número de acidentes diminua. É por isso que investimos na educação, em cursos, em campanhas educativas porque esse problema precisa ser enfrentado, pois estamos nos referindo à saúde das pessoas e à atividade econômica”, frisou.

Ele também afirmou que o Governo do Estado iniciará em breve a construção do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão para agilizar o atendimento às vítimas de trânsito na região e destacou os investimentos em mobilidade urbana. “Nós queremos salvar o maior número de vidas porque o tempo de atendimento é decisivo. Ao mesmo tempo, na área da educação, também estamos fazendo orientação dentro das escolas para que os nossos alunos tenham uma orientação cidadã porque esse é um assunto extremamente sério e o respeito e a conscientização são fundamentais”, acrescentou ao reforçar o compromisso do governo com a ampliação dos serviços de fiscalização e garantia da estrutura de saúde adequada.

O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Isaías Gualberto, evidenciou a importância do respeito no trânsito. “Esse tema remonta às escolhas que nós fazemos porque somos resultado delas. Então, quando alguém escolhe não usar o capacete, o resultado pode ser o contrário da vida, que é a morte, da mesma forma com a mistura da bebida alcoólica e a direção, da falta do uso do cinto de segurança, e para promover a consciencialização da importância sobre o uso desses equipamentos e do respeito à legislação de trânsito, faremos ao longo deste mês palestras e campanhas educativas em parceria com todos os órgãos do sistema nacional de trânsito”, comentou.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Paraíba, Pedro Ivo, destacou a necessidade do engajamento de toda a sociedade para reduzir os acidentes. “O Maio Amarelo é um evento muito importante para discutirmos a temática do trânsito, que precisa ser debatida diariamente nas escolas, nas casas, empresas e entidades públicas porque temos que ver o trânsito como uma relação social porque se trata de um movimento de pessoas”, falou.

A solenidade foi prestigiada pelo vice-governador Lucas Ribeiro; prefeito em exercício de João Pessoa, Léo Bezerra; deputados estaduais João Gonçalves, Gilbertinho e Sílvia Benjamin; além de auxiliares da gestão estadual, a exemplo do secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, Lamark Donato; comandante-geral da Polícia Militar, Sérgio Fonseca; comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Marcelo Araújo; delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo; secretário executivo da Gestão Hospitalar, Arimatheus Reis; superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira; secretário da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira; e chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra.

Maio Amarelo – O Movimento surgiu após Assembleia-Geral das Nações Unidas, realizada em março de 2010. Segundo o ONSV, é uma ação presente em todo o mundo, em que o tema segurança viária é debatido nos mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais