Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

João Azevêdo abre Campanha de Multivacinação e entrega unidade móvel ao Hemocentro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador João Azevêdo participou, neste sábado (30), no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, da abertura da Campanha de Multivacinação. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também fez a entrega da Unidade Móvel de Coleta Externa do Hemocentro da Paraíba, que representou investimentos de R$ 2,8 milhões.

A campanha de imunização tem apoio do Ministério da Saúde e visa atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com o objetivo de impedir a reintrodução de doenças imunopreviníveis,  que podem ser prevenidas por meio de vacinas no Brasil.

A ação incentiva a vacinação com imunizantes que previnem contra Covid-19, Hepatite B, Tríplice Viral, Poliomielite, contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), Febre Amarela, Hepatite A; Pentavalente; Vacina DTP; Rotavírus Humano; Pneumocócica 10; Meningocócica C; Meningocócica ACWY.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou o engajamento do Governo da Paraíba para garantir a imunização das pessoas. “O estado tem feito um esforço muito grande para que a cada campanha de vacinação possamos atingir a meta do Ministério da Saúde. Esse é um trabalho feito a muitas mãos para que nós possamos proteger as pessoas porque vacina salva vidas e nossa gestão tem o compromisso de cuidar das pessoas e aqui o SUS verdadeiramente funciona”, frisou.

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, evidenciou que a Paraíba tem sido referência no país no cumprimento das metas do calendário vacinal em função de ações estratégicas, a exemplo do programa Vacina Mais Paraíba. “Hoje é a abertura da campanha nacional de multivacinação, que vai de hoje até o dia 14 de outubro. No próximo sábado é o Dia D de multivacinação nos 223 municípios e a nossa expectativa é aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes na Paraíba, que tem uma das melhores coberturas vacinais na atenção primária. Além disso, a entrega do ônibus do Hemocentro irá descentralizar a oferta de coleta de sangue para que a gente possa aumentar os estoques e possibilitar que toda população paraibana possa doar, uma vez que o veículo irá percorrer todos os municípios”, declarou.

O diretor do Programa Nacional de Imunização (PNI), Eder Gatti, destacou a importância da união com estados e municípios para assegurar a proteção da população. “Temos um desafio muito grande porque queremos reverter uma queda na vacinação que vem acontecendo desde 2016 e que em 2022 teve o pior indicador. Nós estamos também oferecendo aos municípios uma ferramenta de microplanejamento com recursos extras para financiar a rotina de vacinação, com a vacinação em escolas, locais públicos e busca ativa”, falou.

A recepcionista Alexandra da Silva, moradora do Róger, levou a filha Maria Aline da Silva, de 11 anos, para atualizar o calendário vacinal e destacou a importância da campanha. “Nós temos que ter um tempo para imunizar nossas crianças e ficar atentas para eventos como esse do Dia D porque aqui a gente pode colocar em dia todas as vacinas e deixá-las imunizadas porque assim evitamos até idas a hospitais até correndo risco de contrair outras doenças”, disse.

Unidade Móvel de Coleta Externa do Hemocentro da Paraíba – A aquisição do ônibus rodoviário da Volvo tem o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos à doação de sangue e buscar novas possibilidades e alternativas para a população que queira doar. O veículo é totalmente adaptado para coleta de sangue e de amostras de candidatos à doação de medula óssea.

O veículo é dividido em sala de triagem hematológica, sala de triagem clínica, sala de coleta de sangue, sala de recuperação de doadores, copa e banheiro e irá percorrer todos os municípios do estado, atendendo a Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Macrorregiões de Saúde.

“Essa é mais uma ação do governo na área da saúde para que possamos manter o estoque de sangue para atender a quem precisa. Esse é um investimento de R$ 2,8 milhões que vai melhorar ainda mais o serviço prestado pelo Hemocentro”, acrescentou o governador João Azevêdo.

O vice-governador Lucas Ribeiro; o prefeito em exercício de João Pessoa, Léo Bezerra; o deputado federal Mersinho Lucena; os deputados estaduais João Gonçalves, Caio Roberto e Hervázio Bezerra; a secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega; o superintendente da PBSaúde, Arymatheus Reis; além do secretário de Saúde da Prefeitura de João Pessoa, Luis Ferreira; e a secretária executiva da Saúde de João Pessoa, Janine Lucena, estiveram presentes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

ghfdgh

Homem é morto a tiros na frente da filha de 3 anos em João Pessoa

Estacao_Cabo_Branco_Foto_KLeide_Teixeira_-30

Estação Cabo Branco abre vagas gratuitas para o Curso Livre de Teatro

noname

Nyedja Gennari faz encenação em defesa da PL 1904/24 durante audiência pública no Senado Federal

gabarito-enem-2022-3

Taxa de inscrição para o Enem 2024 deve ser paga até quarta

quais-os-salarios-e-beneficios-para-todos-os-cargos-da-policia-civil-da-paraiba-concursos-2022

Operação da Polícia Civil da Paraíba prende quadrilha especializada em extorsão

Priscila e Ramonilson (1)

Baronesa lança pré-candidatura em Patos e Ramonilson fala em ‘compromisso não honrado’

PSDB candidaturas femininas

PSDB amplia bases para eleições municipais e aposta em pré-candidaturas femininas na PB

Prisão, cadeado

Polícia Civil prende investigado por participar do assassinato do tio

Polícia Civil JP

Preso foragido do Rio que manteve família refém em JP durante assalto

Furto agências bancárias

Polícia Civil e PRF prendem investigados por furto de computadores de agências bancárias na Paraíba, PE e RN