Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Janeiro Branco reforça a importância do cuidado com a saúde mental

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Cuidar da saúde mental e bem-estar da população é uma política da Prefeitura de João Pessoa durante todo o ano, por meio de diversos serviços assistenciais mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Mas essa política é reforçada todo início de ano, com a realização da campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo criar uma cultura de cuidado emocional e apoio das pessoas.

“Com a chegada de um novo ano as pessoas tendem a traçar novas metas, então o mês de janeiro é ideal para reforçar os cuidados com a saúde mental, com a busca pelo equilíbrio entre corpo e mente. Temos um novo ano começando e com ele novas oportunidades e o Janeiro Branco vem nesse sentido, de reforçar a importância desse cuidado, já no inicio desse novo ciclo”, destaca o coordenador da Área Técnica de Saúde Mental da SMS, Jean Paulo Dantas.

Para auxiliar nesse cuidado, a SMS mantém uma rede de saúde mental estruturada com serviços que atendem durante todo o ano. A porta de entrada para essa assistência é a Atenção Básica, por meio das Equipes de Saúde da Família, que reconhecem as necessidades da população e fazem a ponte com os demais serviços da rede. Assim, são realizados os encaminhamentos necessários para os serviços adequados para receber cada indivíduo.

Na rede especializada, estão inseridas as Policlínicas Municipais, onde a população tem acesso a acompanhamento psicológico, psiquiátrico e neurológico, encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família (USFs). É também em uma das Policlínicas (Jaguaribe) onde funciona o Centro de Referência do Cuidado à Vida, para acolhimento e atendimento de pessoas com depressão.

Além disso, a rede municipal de saúde dispõe de quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que são instituições destinadas a acolher pessoas com transtornos mentais persistentes ou que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas. O atendimento pode ser de forma espontânea, procurando diretamente o serviço, ou encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família.

“Esses Centros substituem a internação psiquiátrica, buscando a reinserção social através do tratamento. Os pacientes recebem acompanhamento médico e psicológico, além de participar de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e culturais com a finalidade de integrá-los em um ambiente social e cultural junto às famílias”, explica o coordenador de Saúde Mental da SMS.

A Rede de Atenção Psicossocial do Município é composta ainda por uma Unidade de Acolhimento Infantil (UAI), três residências terapêuticas e leitos em hospitais gerais (adulto e pediátrico). Em casos de crise, também há o atendimento de urgência e emergência no Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM), anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP).

Para quem busca a prevenção e recuperação da saúde de forma natural, sem a necessidade de medicação, a SMS dispõe de serviços como os Centros de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICS), onde são oferecidas terapias alternativas como acupuntura, tai chi chuan, reiki, auriculoterapia, ventosaterapia, yoga, terapia comunitária, meditação e outras.

Para ter acesso às terapias disponibilizadas, o cidadão pode ser encaminhado por sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ou procurar os serviços diretamente. Os CPICS estão localizados nos bairros Valentina (CPICS Canto da Harmonia) e Bancários (CPICS Equilíbrio do Ser).

Outra opção são as atividades do Programa Saúde em Movimento, que incentivam a prática de exercícios físicos e acontecem em 32 pontos da Capital, incluindo praças, academias de saúde e USFs. Quem tiver interesse em participar, deve procurar um dos pontos e fazer um cadastro junto à equipe.

Caps – Os Caps Gutemberg Botelho e Caminhar oferecem cuidados para pessoas com sofrimento ou transtorno mental severo e persistente. Já o Caps Ad David Capistrano atende pessoas com sofrimento mental em decorrência do uso prejudicial de álcool e outras drogas, enquanto o Caps Infantojuvenil Cirandar atende crianças e adolescentes, de três até menores de 18 anos, que apresentem transtornos psicóticos ou sofrimento mental em decorrência do uso de álcool e outras drogas.

Confira os endereços de cada Centro:

Caps Gutemberg Botelho: Avenida Minas Gerais, nº 409, Bairro dos Estados;

Caps Caminhar: Rua Paulino Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária;

Caps AD David Capistrano: Rua Professor Álvaro de Carvalho, n°262, Tambauzinho;

Caps Infantojuvenil Cirandar: Avenida Gouveia Nóbrega, s/n, Roger.

Centro de Referência do Cuidado à Vida – Serviço referência para pessoas com depressão atende por demanda espontânea de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No Centro, após triagem inicial, é possível receber atendimento multiprofissional com médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, farmacêutico e nutricionista, além de participar de grupos terapêuticos de combate à depressão.

Janeiro Branco – A campanha tem como objetivo chamar a atenção da população para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional da humanidade.

Em abril 2023, foi sancionada a Lei 14.556, que oficializa a Campanha Janeiro Branco de conscientização sobre a saúde mental. A partir deste ano de 2024, a lei determina que em todos os meses de janeiro sejam realizadas campanhas nacionais de conscientização da população sobre a saúde mental, com foco especial na prevenção à dependência química e ao suicídio, com ações abordando a promoção de hábitos e ambientes saudáveis e a prevenção de doenças psiquiátricas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

estrutura sao joao santa rita pb_

Prefeito sinaliza que vai descumprir recomendação do TCE-PB e realizar São João ‘milionário’

viaturas policia militar

Polícia localiza fugitivo em área de caatinga após troca de tiros em Malta