Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Irmãs denunciam terem sido expulsas do Bar do Cuscuz por homofobia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Duas irmãs foram vítimas de homofobia no Bar do Cuscuz da avenida Cabo Branco, em João Pessoa, na noite desta sexta-feira, 26. Uma das moças fez o relato em seu perfil nas redes sociais e disse ter sido abordada pelo gerente da casa, de nome Nilton, quando saía do banheiro. Naquele instante o funcionário dito para elas se retirarem do estabelecimento porque estavam abraçadas. “Vocês nao podem ficar trocando caricias aqui, estão reclamando de vocês, porque tem um parquinho ao lado e todos estão reclamando. Peço para vocês irem lá para fora”, contou a empresária mais velha sobre o ocorrido.

“No momento, estávamos conversando sobre uma situação delicada sobre nossa família e grosseiramente fomos expulsas do ambiente”, reclamou a empresária que havia abraçado a irmã mais nova no momento em que foi interrompida pelo gerente do restaurante.

As duas moças voltaram à mesa onde os pais a esperavam e pediram que eles intercedessem junto ao gerente para explicar que elas eram irmãs.

“É importante ressaltar que, independentemente de nossa orientação sexual, não poderíamos ser abordadas e expulsas de tal maneira. Nos sentimos agredidas e diminuídas. O Nilton, ao ser questionado por nossos pais, manteve o mesmo discurso de discriminação, dizendo que não poderiamos nos abraçar, mesmo sendo irmãs. Ao ser indagado por nossa mãe, ele simplesmente debochou de toda a situação, e afirmou que a conduta estava correta. Para evitar maior constrangimento, resolvemos sair e abrir esse boletim de ocorrência”, resumiu ela.

Ironicamente, o Bar do Cuscuz exibe um cartaz com as inscrições “Discriminação por orientação sexual é ilegal e acarreta multa, Lei estadual nº 7.309/2003 e Decreto nº 2760/2006.” A obrigatoriedade de exibição da placa foi fruto de uma lei apresentada pelo deputado estadual Anísio Maia (PSB) e aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Crime – Não há uma lei específica que trate sobre o tema. Mas, desde 2019 a homofobia é considerada crime. Isso ocorreu após uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo a decisão, casos de homofobia e transfobia se aplicam a nova lei que trata do racismo.

Outro lado – O Bar do Cuscuz publicou uma nota em seus stories no Instagram para tratar do crime praticado ontem. O estabelecimento disse estar tomando providências para que “as pessoas envolvidas”, ou seja, o gerente, seja responsabilizado. Também é prometido no texto que toda a equipe passará por uma capacitação para lidar com respeito e simpatia com situações semelhantes. “Um gesto de carinho jamais é razão de punição, seja entre irmãs, amigas ou companheiras”, resume o texto que pode ser conferido na integra abaixo:

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre