Rio de Janeiro – A atual diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, deve assumir a presidência da empresa em substituição a José Sergio Gabrielli. Oficialmente, o nome de Graça Foster deve ser indicado no próximo dia 9. A informação foi confirmada hoje (23), por meio de nota oficial, divulgada pela assessoria da petrolífera.
De acordo com o comunicado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também é presidente do Conselho de Administração da Petrobras, deve encaminhar no dia 9 de fevereiro, em reunião, a indicação da atual diretora de Gás e Energia para o comando da empresa.
“Uma vez que o assunto em questão seja aprovado pelo conselho [de Administração da Petrobras], a companhia [Petrobras] dará ampla divulgação do fato”, informa o comunicado oficial da empresa.
Graça Foster conta com a confiança e o apoio da presidenta Dilma Rousseff. No final do ano passado, ela foi uma das poucas integrantes da comitiva presidencial que participou de reuniões políticas e econômicas de Dilma em Bruxelas, na Bélgica.
No comando da Petrobras desde 2005, Gabrielli, de 62 anos, foi também diretor Financeiro e Relações com Investidores da empresa. Em Salvador, foi professor e pró-reitor da Universidade Federal da Bahia. Em 1990, disputou eleições para o governo da Bahia, antes, em 1982, Gabrielli foi candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Agência Brasil