Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Gervásio participa de reunião plenária do Conselhão com o presidente Lula

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Gervásio Maia participou da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável – CDESS, o Conselhão, realizada nesta quinta-feira (27) com o presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e com os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Margareth Menezes (Cultura), entre outros, para a apresentação de propostas de políticas públicas debatidas no âmbito do colegiado neste semestre.

“Quero dar os parabéns ao Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável. O Conselhão é o governo, junto com a sociedade civil, nas mais diferentes matizes e pensamentos, apresentando propostas para resolver problemas. É o governo ouvindo e dialogando com a sociedade, em paz. Isso voltou”, disse Gervásio Maia.

Em sua fala, o ministro Padilha abordou a crise institucional da Bolívia, ressaltando a atuação da diplomacia brasileira. “Quero agradecer, em especial, a postura da diplomacia brasileira e do presidente Lula no fato recente de ontem, onde, mais uma vez, a democracia na América Latina esteve em risco, e a posição do presidente Lula e do ministro Mauro Vieira foi decisiva para apoiar as forças democráticas na Bolívia. E quero dizer que não aceitamos mais ditaduras e golpes na América Latina”, pontuou.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad apresentou um discurso voltado para a criação de oportunidades. “Nosso governo tem sido o apoio necessário para que nenhum brasileiro seja deixado para trás. Mas que também tenha oportunidade de escrever a própria história, construir o próprio caminho. Quero ressaltar que nosso otimismo com o caminho que trilhamos se baseia na expectativa do maior ciclo de crescimento econômico em uma década”.

Já Marina Silva, do Meio Ambiente, reforçou a necessidade de uma política de tributação das grandes fortunas como ferramenta de desenvolvimento sustentável para o país. “É por isso que a mudança do clima e o combate à desigualdade precisam de propostas disruptivas. Por muitos anos transformamos natureza em dinheiro. Agora chegou a hora de transformar dinheiro em preservação da natureza e desenvolvimento sustentável com a taxação das grandes fortunas para fazer a transição climática no Brasil que o mundo precisa”

O presidente Lula encerrou o evento apresentando um cenário de otimismo para o país. “Vocês têm um presidente da República mais otimista que 2003, mais otimista que 2007. Meu otimismo não se dá apenas pela discussão macroeconômica, pois muitas vezes a macroeconomia não representa tudo que acontece no país. […]Por isso eu fiquei muito contente com a notícia de que a indústria automobilística, depois de muitas décadas sem faz investimento, resolveu investir R$ 129 bilhões nos próximos anos. É um começo muito exitoso. […]Esse país será do tamanho que a gente quiser que ele seja, o que não pode é cada setor achar que só o dele tem que ganhar. Eu trabalho para que a inflação desse país seja baixa, mas eu também peço que nós possamos trabalhar para melhorar a vida das pessoas mais pobres deste país”, finalizou o governante.

Conselheiros

Além das falas das autoridades, um grupo de conselheiros, oriundo de vários setores do empresariado, movimentos sociais e da sociedade civil, apresentou ao presidente as sugestões elaboradas no âmbito das comissões temáticas e grupos de trabalho, voltadas sobretudo para a formulação de políticas públicas com o objetivo de reduzir desigualdades e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável do País.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Anteriores

assinatura FOTO Pixabay

Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba dará posse a novo procurador nesta segunda

silvio almeida ministro FOTO jose cruz agencia brasil

João Azevêdo e ministro oficializam adesão da PB ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência

luz energia FOTO fernando frazao agencia brasil

Julho terá bandeira amarela na conta de luz, define Aneel

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 535 vagas de emprego na primeira semana de julho

fogueira FOTO Pixabay

Carro é incendiado após motorista estacionar próximo à fogueira na Paraíba

simone mendes

São João de Campina Grande termina neste domingo com Simone Mendes e outros artistas

João Azevêdo prestigia São Pedro em Pocinhos e destaca parcerias

João Azevêdo prestigia São Pedro em Pocinhos e destaca parcerias

dj alisson morto patos pb

DJ é assassinado a tiros em Patos

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Motociclista morre após atropelar cavalo na BR-361, na Paraíba

medico-doença-hospital-laboratorio-microbios-Foto-Pixabay-1024x683

Metade das malformações vasculares é diagnosticada de forma errada