Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Gervásio emite nota de pesar pelo falecimento de filha de Bira do Pindaré

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Gervásio Maia, presidente estadual do PSB da Paraíba, emitiu neste domingo, 3, uma nota de pesar pelo falecimento de Andressa Sousa, de 26 anos, filha do ex-deputado federal atual Bira do Pindaré, atual secretário de Agricultura Familiar do Maranhão. A moça caiu do 10º andar no condomínio Andaluzia, no bairro Altos do Calhau, em São Luís.

O velório da jovem será na manhã de hoje, na sala 6, da Pax União, no Centro de São Luís.

Andressa sofria de depressão e a hipótese cogitada para explicar sua morte é o suicídio.

Autoridades se solidarizam com Bira do Pindaré após morte da filha. O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) emitiram comunicados nas redes sociais .

Prevenção ao suicídio – Em João Pessoa, pessoas com ideação suicida podem buscar ajuda em diversos serviços da Secretaria Municipal de Saúde, desde as Unidades de Saúde da Família (USF), passando pelo atendimento especializado nas Policlínicas e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), terapias alternativas nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares (CPICS), atenção hospitalar e serviços de urgência e emergência como o Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm).

O primeiro atendimento, para ter acesso a toda rede de saúde mental, pode ser realizado na Atenção Básica, por meio das equipes de saúde da família, reconhecendo as necessidades da população e mantendo o diálogo com a Atenção Especializada e Rede de Urgência e Emergência. Assim, são realizados os encaminhamentos necessários para os serviços adequados para receber cada pessoa. Já nas policlínicas municipais, a população tem acesso a acompanhamento psicológico, psiquiátrico e neurológico, encaminhado pelas USFs.

Para acolhimento e atendimento de pessoas com depressão, a Prefeitura conta com o Centro de Referência do Cuidado à Vida, localizado no bairro dos Bancários. Lá, o atendimento acontece por demanda espontânea de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo possível receber um atendimento multiprofissional com médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, farmacêutico e nutricionista, além de participar de grupos terapêuticos de combate à depressão. A assistência recebida pelo paciente é determinada através de triagem.

A rede municipal conta com CPICS Equilíbrio do Ser, nos Bancários, e Canto da Harmonia, no Valentina Figueiredo. Para ter acesso às terapias disponibilizadas, o cidadão pode ser encaminhado por sua unidade de referência ou procurar um dos dois serviços diretamente, portando os documentos pessoais (RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência).

A fim de acolher pessoas com transtornos mentais persistentes ou que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas a Rede de Atenção Psicossocial dispõe de quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Nos Caps, o atendimento pode ser de forma espontânea, procurando diretamente o serviço, ou encaminhado pelas unidades de saúde da família.

“Os Caps substituem a internação psiquiátrica, buscando a reinserção social através do tratamento. Nos centros, os pacientes recebem acompanhamento médico e psicológico, além de participar de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e culturais com a finalidade de integrá-los em um ambiente social e cultural junto às famílias”, explica Jean Paulo Dantas.

Os Caps Gutemberg Botelho e Caminhar oferecem cuidados para pessoas com sofrimento ou transtorno mental severo e persistente. Já o Caps Ad David Capistrano atende pessoas com sofrimento mental em decorrência do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Enquanto o Caps Infanto Juvenil Cirandar atende crianças e adolescentes, de três até 18 anos incompletos, que apresentem transtornos psicóticos, neuróticos ou sofrimento mental em decorrência do uso de álcool e outras drogas.

Em casos de crise, a SMS disponibiliza atendimento de urgência e emergência no Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), anexo ao Ortotrauma de Mangabeira, referência para atendimento adulto e, o Hospital Municipal do Valentina para o atendimento de crianças e adolescentes, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP).

A RAPS do município é composta ainda por uma Unidade de Acolhimento Infantil (UAI), duas residências terapêuticas e leitos em hospitais gerais (adulto e pediátrico).

Nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS), os usuários têm acesso a terapias que buscam estimular a prevenção e recuperação da saúde de forma natural, sem a necessidade de medicação, através da integração do ser humano com o meio ambiente e sociedade.

Confira os endereços dos serviços:

CPICS Equilíbrio do Ser:

Rua João Batista Maia, s/n, Bancários.

Telefone: (83) 3214-2921

CPICS Canto da Harmonia:

Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo.

Telefone: (83) 3218-5873

Caps Gutemberg Botelho:

Avenida Minas Gerais, nº 409, Bairro dos Estados.

Telefone: (83) 3211-6700

Caps Caminhar e Centro de Referência do Cuidado à Vida:

Rua Paulino Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária

Telefone: (83) 3218-7008

Caps AD David Capistrano:

Av. José Soares, s/n, Varjão.

Telefone: (83) 3218-5244

Caps Infanto Juvenil Cirandar:

Avenida Gouveia Nóbrega, s/n, Roger.

Telefone: 3214-3333

Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM):

Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, s/n°, Mangabeira. Em prédio anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira.

Telefone: (83) 3218-9727

Hospital Municipal Infantil do Valentina:

Av. Mariângela Lucena Peixoto, Valentina de Figueiredo

Telefone: (83) 3218-9404

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UFPB publica edital de concurso com 21 vagas para professor e salário de até R$ 11 mil

Hemocentro realiza coleta itinerante hoje no Busto de Tamandaré

Detran-PB promove cinco novos leilões com mais de 900 veículos

Anteriores

Gervásio Maia em encontro internacional em Havana

Gervásio participa de missão em Cuba representando a Câmara dos Deputados

Ayrton Senna

Fãs de Ayrton Senna se reúnem em Imola para homenagear piloto nos 30 anos de sua morte

UFPB concurso

UFPB publica edital de concurso com 21 vagas para professor e salário de até R$ 11 mil

doacao-de-sangue-24112020182041516

Hemocentro realiza coleta itinerante hoje no Busto de Tamandaré

Polícia Civil JP

Preso criminoso que atirou em oficial da PM durante assalto em João Pessoa

Detran-pb 5

Detran-PB promove cinco novos leilões com mais de 900 veículos

danielaabrasel

Abrasel-PB e Daniela Ribeiro debatem Programa de Retomada do Setor de Eventos

adrianoefabio

PSDB ingressa no STF contra eleição de Galdino e depois desiste

noitedaliteratura (1)

João Azevêdo prestigia “Noite da Literatura Paraibana”

leoabica (1)

Parque Zoobotânico Arruda Câmara é opção de lazer no Dia do Trabalhador