Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Força-tarefa tenta controlar incêndio no entorno de parque estadual no Sertão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado, através da Secretaria estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), vem realizando uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura Municipal de Nazarezinho, para cessar o fogo que atinge parte da zona de amortecimento (região do entorno) do Parque Estadual da Serra da Santa Catarina, que fica localizado no Sertão Paraibano, entre os municípios de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada. Nesta sexta-feira (29) o combate ao fogo conta com a colaboração de mais 80 integrantes do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar.

A equipe da Semas tem atuado desde a última segunda-feira (25) em parceria com o Corpo de Bombeiros, para cessar as chamas do incêndio que tem se espalhado por toda a região da zona de amortecimento do Parque, de maneira rápida e em larga extensão.

A secretária de estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, informou que disponibilizou todo seu efetivo para acompanhar os desdobramentos e a execução da ação, que acontecerá na sexta-feira (29).

“É uma força-tarefa que nós realmente estamos fazendo. Estamos com equipes lá desde a segunda-feira e temos também uma equipe de inteligência em João Pessoa monitorando, via satélite, focos de concentração de calor, ventos e temperatura. Estamos atuando em diversas frentes. Desde o monitoramento via satélite até o combate ao incêndio em terra.

Segundo Rafaela, infelizmente, o tempo seco, a temperatura muito alta, faz com que o incêndio acabe se alastrando ainda mais e é por isso, através de uma parceria com o Corpo de Bombeiros, que estão sendo deslocados mais oficiais para ajudar no combate ao fogo.

“Estamos todos mobilizados para que a gente consiga combater o máximo possível esse incêndio, proteger a nossa flora, nossa fauna e, obviamente, proteger vidas humanas”, ressaltou.

Sobre as causas do incêndio, a secretária disse está sendo investigada e que pode ter sido uma ação humana, mesmo sem intenção, e o tempo piorou a situação. “As condições climáticas atuais são favoráveis para que eventos como esse aconteçam”, explicou, ressaltando que ontem temperaturas próximas a serra chegaram a marcar 47ºC.

O comandante regional do Corpo de Bombeiros, Coronel Saulo Alves Laurentino, afirmou que todos os recursos possíveis estão sendo disponibilizados e reforçou que as condições climáticas contribuem para que o fogo se alastre rapidamente, “Assim que recebemos o chamado tivemos o cuidado em chegar o quanto antes para avaliar a proporção. Durante esses dias tentamos cessar o fogo, mas não conseguimos devido à alta temperatura que nossa região está apresentando. Todos os recursos possíveis estão sendo empregados para que possamos combater a expansão do fogo “, ressaltou o Coronel.

Apesar do incêndio ser de grande proporção o fogo não atingiu nenhuma das comunidades que moram em torno do Parque, o que não causou vítimas.

O gerente Operacional de Gestão de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Ocelyo Figueredo,  está na região desde o início da semana e afirmou que as maiores dificuldades que a equipe vem enfrentando é o acesso a região onde acontece o incêndio,  “ Estamos fiscalizando desde a segunda-feira e planejando como  podemos proceder com essa ação.  Nosso maior problema até agora é o acesso onde o fogo está instaurado, tivemos que deixar o carro em um ponto e ir caminhando porque o acesso utilizando veículos é impossível ”, afirmou o gerente.

Incêndios na Caaatinga – De acordo com o dadosfornecidos pelo 3º Comando Regional de Bombeiro Militar, entre os meses de agosto e novembro as ocorrências de incêndios florestais são intensificadas e os levantamentos realizados nos meses de agosto e setembro, já apontam índices elevados para os números de atendimentos, com mais de 70% de aumento. Ressaltando que os meses de pico nos últimos anos têm sido em setembro e outubro, com quase metade das ações demandas.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Gabinete de guerra de Israel se reúne FOTO Ariel Hermoni_Ministério da Defesa de Israel

Gabinete de guerra de Israel se reúne para discutir reféns em Gaza

pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 407 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

sergio queiroz partido novo 2024

Sérgio Queiroz anuncia, nesta segunda, decisão sobre pré-candidatura nas Eleições 2024

bolsonaro ato rio de janeiro 210424 FOTO fernando frazao agencia brasil

Bolsonaro e aliados fazem ato político no Rio de Janeiro

Polícia interrompe briga de facções em Santa Rita e prende suspeitos com armas

Polícia interrompe briga de facções em Santa Rita e prende suspeitos com armas

dioxido de cloro

Senacon notifica sites de e-commerce por venda de dióxido de cloro

caapora pb

Aposta de Caaporã leva prêmio de R$ 40,5 mil na Mega-Sena

laboratorio exame medicina FOTO Pixabay_

Brasil confirma caso autóctone de cólera em Salvador

chuva agua FOTO Pixabay

Paraíba tem alertas de chuvas intensas até a segunda-feira

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Apostador do Rio de Janeiro acerta sozinho a Mega-Sena