Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ex-deputado Simão Almeida morre aos 77 anos vítima da Covid

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O ex-deputado Simão Almeida faleceu nesta quarta-feira (29), aos 77 anos, no Hospital da Unimed, em João Pessoa. Com Covid, Ele estava internado na UTI, intubado e não resistiu após sofrer um AVC hemorrágico extenso. No início da tarde, a morte encefálica foi confirmada pela equipe médica da instituição.

Ele havia sido internado no dia 10 de dezembro e nos dias seguintes os sintomas foram piorando. Nos últimos dias o estado de saúde de Simão Almeida havia se agravado. Por causa da piora, que incluiu a realização de hemodiálise, a esposa e os filhos do político, alguns residentes em outros estados, foram chamados para uma reunião hoje de manhã no hospital.

Simão elegeu-se deputado estadual em 1990 com 4.538 votos. Durante a ditadura militar, por causa de sua filiação e militância no PCdoB, viveu durante 11 anos na clandestinidade na região do Araguaia, de onde saiu com a anistia política.

“Tive muita sorte de não ter sido preso”, disse ele em depoimento à Comissão da Verdade. Bem humorado, acrescentou que nunca pegou em armas, a não ser um estilingue para matar passarinhos em Boa Vista, interior da Paraíba.

Atualmente ele era presidente da Junta Comercial do Estado (Jucep), Simão havia tomado duas doses da vacina contra a Covid-19, mas mesmo assim desenvolveu sintomas da doença. Ele tinha problemas respiratórios decorrentes de um histórico de fumante.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, divulgou nota lamentando a morte de Simão.

“Neste momento de dor para toda a família nos solidarizamos com os familiares e amigos de Simão Almeida, um grande político do nosso Estado, que deixa grandes lições e um legado de trabalho e luta pelo povo da Paraíba”, ressaltou Adriano Galdino.

Confira a seguir um trecho da participação de Simão Almeida no Ciclo de Debates “Compartilhando Memórias” em 2012. Ele foi convidado por ter sido fichado durante a ditadura. O projeto Acervo e Memória da Repressão e da Resistência na Paraíba foi o realizador do Ciclo de Debates, com 12 sessões de depoimentos de perseguidos políticos na ditadura militar, que na época eram estudantes secundaristas e universitários, professores, marinheiros, operários, camponeses e artistas.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

IMG_8120

Maio Amarelo: João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações de trânsito

Corpo de Bombeiros da PB

Corpo de Bombeiros envia equipe para ajudar nas buscas e salvamentos no RS

Artur Lima foi condenado por matar ex-namorada

Homem é condenado a 23 anos de prisão por matar ex-namorada no Cariri

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional retira de pauta decisão sobre João Pessoa, mas deve confirmar candidatura de Cartaxo

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados

PRF e Polícia Civil, forças de segurança da PB

Forças de segurança fazem operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

PRF fiscalização

Dois motociclistas e um passageiro morrem em acidentes em rodovias federais na PB