Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Em debate no Sintep-PB, Adjany defende educação pública “emancipatória”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Adjany Simplicia (PSOL), candidata ao governo do estado, esteve na tarde desta sexta-feira, 26, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP- PB) para apresentar suas propostas de governo à entidade representativa de classe e ao povo da Paraíba. Além dela, quase todos demais candidatos ao governo da Paraíba (Antônio Nascimento, Adriano Trajano, João Azevedo, Major Fábio, Pedro Cunha Lima e Veneziano Vital do Rêgo) também participaram. Nilvan Ferreira, do PL, não compareceu.

O diálogo com a população e a participação ativa da classe trabalhadora no cerne da visão de governo do PSOL foram temas centrais expostos pela professora Adjany, que entende na pele esse lugar de luta, de trabalho e de defesa dos direitos sociais. Em sua fala inicial, Adjany reforça a problemática da privatização da educação, reafirmando sua postura política na defesa da educação pública como dever do estado e direito da população. “É importante saber de onde vem a luta e porque ela vem!”, afirma. E acrescentou, “o projeto da educação privada não é um projeto emancipatório. E esse projeto emancipatório a gente encontra na escola pública”.

Para que esse projeto de defesa da cidadania seja executado, a candidata compreende ser fundamental assumir o compromisso com a reestruturação e ampliação do espaço democrático dentro da escola por meio do olhar presente da população na fiscalização da operacionalização das políticas públicas.

Adjany lembrou a trajetória que construiu o seu lugar de trabalhadora, professora, mulher e enfatizou a importância de políticas justas de remuneração da classe trabalhadora como pauta fundamental do seu projeto. “Não tem como dizer que você se compromete com a educação se você não pensa que é fundamental investir na valorização dos profissionais que atuam na educação. É necessário rever o PCCR, é necessário isonomia salarial entre os ativos e inativos”, entre outras demandas apresentadas pelo sindicato.

“O lugar de poder é aqui, nessa esfera, construindo política, falando e dialogando com a nossa base”, disse a candidata. Saindo em defesa da alternância de poder, Adjany defendeu a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva “para retomarmos o caminho da democracia”. Mesmo assim, ela destacou que essa eleição caso ocorra não “faria milagre” e que seria fundamental ter nos estados, nos municípios e nas casas legislativas representantes compromissados com um projeto de sociedade com ampliação da democracia por meio da participação popular. “É possível construir uma sociedade melhor quando a gente contribui com a formação política desses nossos estudantes”, declarou Adjany.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais