Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Eletrobras Chesf inaugura museu arqueológico em Pilões, na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na manhã desta segunda-feira (10), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) inaugura o Museu de Arqueologia de Pilões, onde ficará abrigada em exposição uma coleção com mais de 200 peças arqueológicas e 22 conjuntos funerários dos povos Tupiguaraní e Aratu, encontrados no solo onde está instalada a subestação de Pilões, no interior da Paraíba. A Companhia reformou o prédio do an:go Mercado Público da cidade, cedido pela Prefeitura local, para abrigar o novo Museu, numa ação em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e outras entidades.

As peças foram descobertas durante a escavação das fundações para a construção da subestação de Pilões, em 2009. Percebeu-se que a área se tratava de um sítio-cemitério pré-histórico indígena. Depois de um processo de curadoria sob os cuidados do arqueólogo e professor Marcos Albuquerque, as peças passam agora ao museu disponibilizadas para exposição à comunidade.

Luciana Borges Dubeux, da Superintendência de Gestão Ambiental da Eletrobras Chesf, explica que com uma grande mobilização da comunidade, a Prefeitura local alinhou com o Iphan para a construção de um museu arqueológico na cidade.

“Mediante Termo de Compromisso com o Instituto, a Companhia foi responsável pela reforma do antigo prédio cedido pela Prefeitura de Pilões, que agora abrigará o museu arqueológico onde estarão depositadas as peças encontradas.”

Histórico

O referido sítio foi identificado na área elevada (topo e encosta) projetada para a construção de Subestação de energia da Eletrobras Chesf, nas proximidades da sede do município de Pilões. Diante da impossibilidade de preservação in loco, foi realizado o salvamento do sítio, que resultou no resgate de 56 conjuntos funerários, filiados à Tradição Ceramista Aratu, e um conjunto de recipiente filiados à Tradição Ceramista Tupiguarani. Para a execução do projeto, houve a contratação de mão-de-obra local para a execução do resgate arqueológico, que recebeu capacitação prévia para atuar junto com técnicos da equipe.

Durante as escavações, abertas ao público, a comunidade pode acompanhar todo o desenvolvimento da pesquisa.
A coleção de material cerâmico identificado é composto por urnas funerárias com e sem tampas; panelas, tigelas, pratos ou assadores; fusos, cachimbo em cerâmica, e material lítico.

O conteúdo arqueológico resultante das escavações foi encaminhado para o Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, onde recebeu os serviços de curadoria e de restauro e ficou sob guarda temporária da Instituição até sua transferência para o Museu de Arqueologia de Pilões. As peças foram recebidas em 19 de junho de 2023 pela equipe da Prefeitura de Pilões e pelo Arqueólogo Dr. Juvandi de Souza Santos, responsável legal do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Estadual da Paraíba.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos